DETRAN-RJ autoriza aulas teóricas EAD para primeira habilitação durante a pandemia

O DETRAN do Rio autorizou a realização de aulas remotas para alunos dos cursos teóricos das autoescolas que buscam tirar a primeira habilitação durante o período da pandemia. Com essa mudança, mais de 124 mil pessoas serão beneficiadas. A medida foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O conteúdo, a carga horária e a duração das aulas teóricas deverão obedecer aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais. Por meio de vídeo ou chat, os candidatos poderão interagir com os instrutores em tempo real. Alunos e profissionais deverão realizar validação biométrica facial para terem acesso às aulas. Essa proposta veio para que as aulas possam ser ministradas, mas sem perder de vista as medidas de prevenção contra a COVID-19.

Credenciamento:

As empresas que possuem o sistema que será utilizado pelas autoescolas poderão se credenciar no DETRAN do Rio e abrir processo administrativo no protocolo geral, na sede do órgão, no Centro do Rio, anexando toda a documentação exigida. Após a análise da documentação e da capacidade técnica, a empresa que estiver apta a prestar esse serviço deverá comparecer à Diretoria de Habilitação para apresentação do seu sistema.

Após essas duas etapas, a empresa será encaminhada para o setor de Tecnologia da Informação do DETRAN-RJ para integração de dados. Após esta fase, poderá ser contratada pelas autoescolas para prestação do serviço.

Vale ressaltar que o departamento fiscalizará as empresas credenciadas, que estarão sujeitas às penalidades, podendo chegar a um eventual descredenciamento.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *