19°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Cultura DESTAQUE Geral

Documentário revela histórias de mulheres nos Três Picos

  • abril 25, 2025
  • 0

Filme retrata o protagonismo feminino em comunidades ligadas ao Parque dos Três Picos

Documentário revela histórias de mulheres nos Três Picos

 

 

Documentário estreia no dia 30 de abril na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo

O documentário Viação Canela convida o público a mergulhar em histórias reais de mulheres que vivem no entorno do Parque Estadual dos Três Picos. A estreia acontece no dia 30 de abril, às 19h, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, com entrada gratuita. Além disso, o filme será disponibilizado no YouTube, no canal @tudoebatuque.

Para começar, a obra é assinada pelas jornalistas Luciana Thomaz e Carú Rezende. O projeto nasceu em 2004 e retorna agora em forma de filme documental. Como resultado, o trabalho explora a conexão entre identidade, natureza e protagonismo feminino.

 

Publicidade
Publicidade

Narrativas femininas moldam o território do documentário

Além disso, o documentário registra o cotidiano de mulheres que vivem em comunidades rurais de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Essas histórias revelam como tradição, cultura e sustentabilidade caminham juntas na construção de um futuro mais justo.

Da mesma forma, o filme propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres na conservação ambiental. Como ilustração, ele apresenta exemplos de turismo ecológico e agricultura familiar desenvolvidos por essas comunidades.

Entretanto, não se trata apenas de uma produção ambiental. Viação Canela também é um manifesto sobre pertencimento e resistência através da comunicação e da arte.

 

 

 

 

Reencontro com raízes e sonhos

Segundo Luciana Thomaz, a ideia inicial era criar experiências de turismo sustentável com base na escuta da comunidade. “Era uma forma de viajar e exercitar nossa capacidade de produção audiovisual”, relembra.

Por outro lado, Carú Rezende destaca o impacto transformador da vivência com as mulheres retratadas. 

“Fiquei encantada com o envolvimento dessas mulheres com o território. Como resultado, nasceu um filme que fala de amor à terra e à cultura”, afirma.

Em seguida, as diretoras reforçam que o projeto valoriza o afeto, a ancestralidade e o olhar feminino como potências de transformação.

Parcerias e apoios viabilizam o projeto

O documentário conta com realização da produtora TUDO É BATUQUE, em parceria com a FEROZ – Laboratório Criativo. Além disso, tem apoio do Inea e do Parque Estadual dos Três Picos. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Por fim, o documentário Viação Canela se consolida como um retrato sensível e necessário. Ele revela a potência das mulheres que vivem com e pela natureza, construindo um amanhã mais equilibrado e justo.

Publicidade
Publicidade
Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru