Educação: prefeitura altera decreto de retomada das aulas presenciais

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do Diário Oficial Eletrônico da última sexta-feira, 03, publicou o Decreto 1090 que prevê mudanças de conduta quanto a Covid-19 no ambiente escolar. As novas medidas já estão em vigor no município e alteram parâmetros de distanciamento e a forma de monitorar possíveis casos nas escolas.

Uma das ações a serem alteradas pelo governo municipal tem a ver com o distanciamento mínimo que, a partir de agora, será de um metro entre os estudantes e entre eles e os professores. Assim como na sala de aula, esse comprimento de um metro também vale para os refeitórios e para os trabalhadores nas funções de merendeiros.

A Bolha

Um novo conceito surgiu e promete ajudar a monitorar o coronavírus no ambiente escolar. Trata-se da “bolha”, como foi chamado por autoridades sanitárias. É uma definição de bolha os profissionais e/ou alunos que estão em um ambiente fechado ou semi-fechado e que mantém contato por um determinado tempo.

Como vai funcionar?

As pessoas pertencentes à bolha, diante de um caso de Covid confirmado, serão afastados preventivamente e monitorados por 14 dias. Porém, se um professor, integrante de várias bolhas, porque ministra aulas em diversas turmas, for infectado, todas as aulas vão ser suspensas para o monitoramento. É definido um surto dessas bolhas quando três pessoas testam positivo para o coronavírus. Caso não seja confirmado por exame ou qualquer outro critério clínico, a pessoa deve ser afastada por 10 dias a partir do início dos sintomas, mas seus contatos próximos deverão ser monitorados por 14 dias a partir da data do último contato, sem afastamento preventivo, mantendo vigilância ativa ao surgimento de sintomas, seguindo os critérios de caso suspeito. Além disso, as instituições de ensino devem encaminhar quem aparecer com sintomas para o centro de triagem, em Olaria.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *