ENEM 2020: Prova exige cuidados à saúde do vestibulando

O Enem já é tradição na vida dos estudantes do ensino médio, mas esse ano a pandemia veio como uma novidade, tornando o processo um pouco mais complexo do que já é. Agora, o vestibulando terá que se preocupar com os cuidados que deverá tomar durante a prova.

A máscara será obrigatória durante toda a permanência no local do exame, e o aluno que por algum motivo se recusar a usar, poderá ser eliminado do Enem. A retirada da máscara será permitida apenas durante o consumo de alimentos e líquidos, mas que fique na consciência dos alunos que isso deverá ser feito de forma consciente, para que ele não se exponha além do necessário para tal ação. É recomendado ainda que o canditado leve mais de uma máscara para trocar ao longo do dia.

A higienização com álcool em gel também será fundamental, o mesmo poderá ser o próprio ou o fornecido pelo Inep, que ficará disponível durante toda a aplicação. 

Sobre a ida ao banheiro: ela será permitida, porém respeitando todos os protocolos de distanciamento social.

Sabemos que o Enem só pode ser feito com caneta esferográfica preta e cada estudante deverá levar a sua para que não haja um compartilhamento de objetos.

Vale ressaltar que além de todos esses cuidados, e da caneta que é fundamental para a realização da prova, o aluno também deve se lembrar de levar o documento com foto, que deve ser a via original, e o cartão de confirmação da prova.

Estou com uma doença infectocontagiosa! Como posso fazer para refazer a minha prova?

Os estudantes que não puderem comparecer a prova do enem 2020, que acontecerá neste final de semana, por terem contraído a Covid-19 ou por outras doenças  infectocontagiosas (como: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela), poderão solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021. Basta que a condição seja informada  por meio da página do participante, antes da aplicação do exame.

E se no dia ou véspera o participante sentir algum sintoma, o mesmo não deverá comparecer e deve registrar o ocorrido na página do participante. Além disso, o inscrito deverá entrar em contato com a central de atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição.

Para saber se sua solicitação foi aprovada ou reprovada é só acessar a página do participante.

Por: Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *