Equipes de Vigilância do município realizam ações contra proliferação do mosquito da dengue

Está sendo realizado por equipes de vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, um trabalho de conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, que pode transmitir doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Além dos trabalhos já realizados semanalmente nos cemitérios e ferros velhos da cidade, os agentes de vigilância em saúde voltaram a visitar as residências, começando pelos bairros de Olaria, Alto de Olaria, Centro, Perissê e Cordoeira.

Outra medida protetiva tomada pelos agentes contra o mosquito é a instalação de armadilhas, que consistem em simular um local propício para proliferação. Onde há vasos de planta contendo água parada, os fiscais instalam uma palheta de madeira, que facilita que as fêmeas coloquem seus ovos. Através desta ação a equipe consegue identificar mais facilmente os locais mais propícios para o desenvolvimento da doença.

Além disso, o supervisor de vigilância ambiental do município, Rodrigo Pires, destaca a importância da população contribuir para a causa. É preciso ficar atento a locais que possam ter água parada como, pneus, vasos, garrafas, piscinas e caixas d’água, fazer sempre que possível a limpeza das calhas e não jogar lixo em terrenos baldios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *