Estado do Rio de Janeiro tem oitavo caso confirmado de Gripe Aviária
Ave silvestre foi encontrada na Região Norte do Rio
Mais um caso confirmado de Influenza Aviária (H5N1) em ave silvestre migratória da espécie trinta-réis-do-bico-vermelho. Dessa vez, o Governo do Estado recebeu a confirmação da ocorrência em São João da Barra. Com esse registro, agora são oito casos comprovados ao total. Não existe pessoas contaminadas.
A população é orientada pelas secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro a evitarem o contato em aves silvestres com sinais de doença.
É importante reforçar que no caso da população encontrar aves doentes ou mortas, não efetuar o recolhimento, visto que o contágio da Gripe Aviária em seres humanos ocorre por meio de contato. No país não há nenhum registro de pessoa ou ave comercial infectada e a doença não é transmissível pelo consumo de ovos ou frango.
O Ministério da Agricultura e Pecuária disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que pode ser acessado pelo público aqui.