24°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE

Estado do Rio registra 3° caso de Gripe Aviária na região

  • maio 29, 2023
  • 0

Ave foi encontrada na Ilha do Governador e é o décimo caso registrado no país Foi detectado na última terça-feira, 23, o terceiro caso da Gripe Aviária no

Share:
Estado do Rio registra 3° caso de Gripe Aviária na região
Ave foi encontrada na Ilha do Governador e é o décimo caso registrado no país

Foi detectado na última terça-feira, 23, o terceiro caso da Gripe Aviária no Estado do Rio de Janeiro. O caso ocorreu na Ilha do Governador, zona norte da região. A ave encontrada foi recolhida e o material para testes foi levado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Três pessoas que tiveram contato com a Trinta-réis-de-bando (espécie de ave migratória) estão sendo monitoradas e até o momento nenhuma apresentou sintoma de contágio da doença.

Já foram registrados outros dois casos, na mesma espécie de pássaro no Estado do Rio de Janeiro, uma em São João da Barra, no Norte Fluminense, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos, os demais registros são do Espírito Santo. O Brasil agora soma 10 casos de infecção do vírus H5N1, todos em aves silvestres.

O Ministério de Agricultura e Agropecuária já decretou emergência zoosanitária em todo país, a previsão é que o Brasil fique em alerta pelos próximos 6 meses, podendo ter o tempo estendido. Todas as amostras coletadas com suspeita da doença estão sendo levadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Na última quarta-feira, 24, o Estado do Rio Grande do Norte enviou para análise a amostra de 37 aves migratórias que foram encontradas sem vida em pelo menos 3 praias distintas do litoral potiguar. 

É importante reforçar que no caso da população encontrar aves doentes ou mortas, não efetuar o recolhimento, visto que o contágio da Gripe Aviária em seres humanos ocorre por meio de contato. A orientação passada pelas entidades de saúde é acionar o veterinário local. No país não há nenhum registro de pessoa ou ave comercial infectada e a doença não é transmissível pelo consumo de ovos ou frango.

Foto: Wikimedia Commons

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *