Ex-alunos organizam vaquinha para obras no Colégio Odette Penna Muniz

Um grupo de ex-alunos do Colégio Municipal Odette Penna Muniz está organizando uma vaquinha online para arrecadar fundos para obras na instituição. De acordo com eles, a unidade está abandonada e oferecendo risco aos estudantes e profissionais.

A ideia de organizar a vaquinha surgiu após uma visita recente a unidade. Os ex-alunos se assustaram com as condições a que os professores e atuais estudantes estão expostos. “Ficamos imensamente entristecidos com o estado dos banheiros, telhados, paredes caindo aos pedaços, até o bebedouro da escola está crítico.” – afirma Daniela Cerqueda, ex-aluna do colégio.

Segundo o grupo, a prefeitura alega que há uma licitação para construção de uma nova unidade escolar, e que buscam alugar um prédio para que os alunos possam estudar enquanto realizam a construção, mas que esse processo licitatório é antigo e ainda não saiu do papel.

Em nota a prefeitura informou que ” Sobre as condições do Colégio Municipal Odette Penna Muniz, a Secretaria de Educação de Nova Friburgo esclarece que tramita um processo para a construção de uma nova sede no terreno ao lado da creche situada à rua Prudente de Moraes, no Vila Nova. Planta, memorial descritivo, orçamento, entre outros, seguem os procedimentos para que possa ser feita a licitação e, posteriormente, a obra de construção. A Secretaria de Educação vem procurando um prédio para alugar com o objetivo de transferir os alunos até que a nova sede seja construída. 
Já foi feita tentativa de locação do prédio da Ucam, mas sem sucesso. Outro prédio está sendo visto para que os alunos possam estudar em espaço mais adequado. Sobre reformar a atual sede, além da demora, o valor a ser investido para manter um espaço, que já está ultrapassado em relação ao que o Ministério da Educação considera como adequado, não atenderia aos princípios da economicidade. Portanto, a opção viável é a construção da nova sede, seguindo as recomendações do MEC como, por exemplo, acessibilidade, dentre outras.”

Bianca Chaboudet

Bianca faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta