Blog

Festa da Flor de Lúpulo é sucesso no fim de semana em Nova Friburgo

  • março 18, 2024
  • 0

Em sua quarta edição, o evento em homenagem ao cultivo do lúpulo foi realizado pela ACIANF A 4ª Festa da Flor do Lúpulo de Nova Friburgo aconteceu no

Share:
Festa da Flor de Lúpulo é sucesso no fim de semana em Nova Friburgo
Em sua quarta edição, o evento em homenagem ao cultivo do lúpulo foi realizado pela ACIANF

A 4ª Festa da Flor do Lúpulo de Nova Friburgo aconteceu no último  sábado, 16.

Realizada pela Associação Industrial, Comercial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), o evento contou com duas palestras sobre o plantio e cultivo do Lúpulo. Em seguida, os participantes desfrutaram de uma harmonização de cervejas artesanais, no sítio da família Celles Cordeiro, também em Amparo.

A festa enalteceu a produção da cerveja artesanal, que acompanha a história de Nova Friburgo desde sua colonização e ganhou força na cidade nos últimos anos, após o surgimento de produtores e cervejarias desse tipo.

Nova Friburgo é atualmente destaque entre as cidades produtoras de cervejas gourmets e artesanais no estado. O calor é um convite à bebida, que tem sabores exclusivos e diferenciados. Há algum tempo atrás, o público ficava limitado às cervejas produzidas em larga escala por grandes empresas, mas atualmente o mercado voltado para as artesanais tem crescido e se popularizado, inclusive na cidade.

Para a ACIANF e demais apoiadores, um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto foi a aprovação da Lei Municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferenciado. Além disso, devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o Projeto de Lei 3308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e região.

O evento acontece desde 2018, mas tudo começou em 2016, quando o veterinário Paulo Celles Cordeiro iniciou uma plantação de lúpulo em seu sítio, em Amparo, com a intenção de utilizar a planta na produção de sua própria cerveja artesanal.

Pouco tempo depois, quando a plantação começou a se fortalecer, Paulo forneceu mudas da planta para que pessoas da região também pudessem produzir. Assim começou o processo de cultivo do lúpulo, que, desde 2018, conta com o apoio da ACIANF através do “Projeto de incentivo ao plantio do lúpulo: do cultivo ao comércio“.


Projeto de Incentivo ao Plantio de Lúpulo da ACIANF

O projeto de Incentivo ao Plantio de Lúpulo visa fomentar o segmento em relação à plantação desse elemento chave na produção de cervejas artesanais.

O Projeto Lúpulo ACIANF tem como finalidade tornar Nova Friburgo referência no segmento agrícola e, posteriormente, fomentar a produção da cerveja artesanal no município. Para isso, a ACIANF oferecerá incentivo aos interessados em plantar e cultivar o lúpulo, como: assistência técnica; análise de solo e orientação ao produtor em relação à correção de solo e outros.

Dentro do projeto existem ações importantes, como a revitalização da Praça do Lúpulo e a Festa da Flor do Lúpulo.
A Festa da Flor do Lúpulo enaltece a cerveja, que acompanha a história de Nova Friburgo desde sua colonização e ganhou força na cidade nos últimos anos, após o surgimento de produtores e cervejarias artesanais.

Para a ACIANF e demais apoiadores, um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto foi a aprovação da Lei Municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferenciado.

Além disso, devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o Projeto de lei 3308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região.

A importância do Projeto do Lúpulo é ter a possibilidade de produzir cerveja artesanal com indicação geográfica, utilizando lúpulos frescos, o que acarretaria na produção de cervejas altamente diferenciadas.

A Festa da Flor do Lúpulo nasceu da iniciativa de Paulo Roberto Celles Cordeiro, que tomou a iniciativa de importar e desenvolver um viveiro em sua propriedade no distrito de Amparo, onde chegou a plantar e colher 18 espécies distintas de lúpulo, objetivando a melhor seleção dentre as que melhor se adequam em nossa região.

Os estudos avançaram de forma surpreendente, o tornando uma das grandes referências no plantio de lúpulo no país. Lamentavelmente, Paulo Cordeiro faleceu no 01 de junho de 2019, aos 71 anos, vítima de um infarto. A viúva, Moema Cordeiro, prossegue com o trabalho iniciado e oficializou o espaço como Viveiro Lúpulo Paulo Cordeiro.

Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, esteve no eventou e falou um pouco sobre, o projeto de Incentivo ao Plantio do Lúpulo, capitaneado pela ACIANF: 

“Quando assumi a ACIANF em 2018, pudemos observar que esse projeto poderia trazer desenvolvimento a toda a cadeia produtiva cervejeira. Criamos o Projeto De Incentivo Ao Plantio Do Lúpulo, “Do Cultivo Ao Comércio”, no qual geramos as mudas e estudamos o solo, como também oferecemos toda a assistência técnica ao produtor. Atualmente, já verificamos a busca do lúpulo pelo cervejeiro friburguense, mas ainda temos muito a avançar. Temos mais de 450 rótulos de cervejas produzidas em Friburgo e registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).”

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *