Nova Friburgo se destacou no cenário estadual ao liderar os índices de alfabetização infantil entre os municípios mais populosos do Rio de Janeiro. De acordo com a Avaliação Alfabetiza-RJ, a cidade atingiu 68,84% de crianças alfabetizadas até os sete anos, superando as metas nacional e municipal. Além disso, o projeto RELEIA NF contribuiu diretamente para esse resultado, atuando na recomposição das aprendizagens. Como resultado, a cidade recebeu o Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2024, concedido pelo Governo Federal. Não apenas isso, a formação contínua dos professores e o compromisso da rede pública fortaleceram o processo. Dessa forma, a alfabetização em Nova Friburgo tornou-se exemplo de política educacional eficaz e inclusiva, com impacto direto na qualidade de vida das crianças e no futuro da educação municipal.
Programação inclui grandes nomes da música e talentos locais
O Festival Sesc de Inverno segue movimentando Nova Friburgo com shows gratuitos e mais de cem atrações culturais até o dia 27 de julho. A 23ª edição do evento é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Instituto Energisa, concessionária Águas de Nova Friburgo e Sincomércio.
Além disso, o palco montado na ilha dos jardins do Country Clube recebe artistas de renome nas noites de sexta, sábado e domingo. Nesta semana, sobem ao palco Di Ferrero (dia 18), Bicho de Pé (dia 19) e Detonautas (dia 20), sempre às 21h. Na semana seguinte, será a vez de Titãs (dia 25), Paula Toller (dia 26) e Jota Quest (dia 27), com o último show iniciando às 20h.
Publicidade
Publicidade
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Festival de Inverno: Retorno às origens no Country Clube
Em primeiro lugar, vale destacar que o festival nasceu no Country Clube em 1998 e, depois de anos em outros municípios, retornou à sua origem em 2022. Para Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, o charme do local aliado ao clima de inverno torna Nova Friburgo um cenário especial. A Fecomércio RJ, entidade gestora do Sesc RJ, tem papel fundamental na realizaçã
Talentos friburguenses também ganham espaço
Antes das apresentações principais, artistas locais se apresentam, reforçando a valorização da cultura friburguense. Giovana Aguilera (18), Raiz do Sana (19), Os Bartira (20), DJ Pinaud (25) e DJ Josafá (26 e 27) são alguns dos nomes confirmados. Já se apresentaram, na semana passada, Expresso Santiago, Bruna Bento e Café Bourbon.
Publicidade
Solidariedade e impacto social
Por outro lado, o evento não se limita ao entretenimento. O Sesc RJ promove a arrecadação de alimentos na entrada do clube. Por isso, os visitantes podem doar voluntariamente alimentos não perecíveis, que são destinados ao programa Mesa Brasil. Em julho, o município alcançou um recorde: 6.683 quilos arrecadados entre o Encontro de Dança e o Festival de Inverno.