Friburgo recebe últimos dias da UnoDiverso, mostra gratuita de arte e cultura
dezembro 9, 2025
0
UnoDiverso 3 chega aos últimos dias em Friburgo com arte gratuita na Usina Cultural, reunindo artistas e reflexões sobre coletividade.
Ler resumo da notícia
A exposição UnoDiverso 3 – Identidade e Coletividade entra em seus últimos dias na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, com visitação gratuita até 20 de dezembro. Parte do Projeto Resistência Artística, a mostra reúne sete artistas que exploram temas como sensibilidade, cotidiano e coletividade, com obras em pintura, fotografia, performance e experimentações visuais. Além disso, o evento conta com curadoria de Mário Moreira, Tiago Vianna e Mário Massena, atraindo visitantes de todas as idades. Como resultado, a UnoDiverso se destaca como excelente alternativa cultural para o fim de ano na cidade. Ademais, o projeto liderado por Wilton Neves celebra sua terceira edição, promovendo a força criativa feminina e democratizando o acesso à arte na Região Serrana. Por fim, trata-se de uma oportunidade única de vivenciar cultura, refletir sobre coletividade e valorizar a arte contemporânea local.
Publicidade
Publicidade
Nova Friburgo recebe últimos dias da UnoDiverso, mostra gratuita de arte e cultura
A exposição UnoDiverso 3, com o tema Identidade e Coletividade, entra em sua reta final na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo (RJ). Em primeiro lugar, é importante destacar que a mostra faz parte da terceira edição do Projeto Resistência Artística. O evento segue aberto ao público até o sábado, 20 de dezembro. Por isso, é uma excelente opção cultural para incluir na agenda das férias e das festas de fim de ano. Tanto moradores quanto visitantes são convidados a participar.
Arte, sensibilidade e diversidade
A UnoDiverso 3 reúne obras de sete artistas: Ágatha La Piedra, Camila Ribeiro, Catherine Vieira, Chris Salomão, Eris Luna, Maíra Sala e Wanessa Dábliu. Da mesma forma, suas criações exploram temas como o sensível, o coletivo e o cotidiano. As obras utilizam linguagens diversas, tal como pintura, fotografia, performance e experimentações visuais.
Além disso, a curadoria é assinada por Mário Moreira, Tiago Vianna e Mário Massena. A mostra tem atraído um público variado e de diferentes idades, o que comprova o apelo da arte acessível em espaços públicos. Ademais, a iniciativa fortalece o circuito artístico local e regional, criando novas conexões entre artistas e público.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Cultura como experiência para todos
No entanto, a proposta da mostra vai além da contemplação. A UnoDiverso se destaca por proporcionar uma experiência artística acessível, reflexiva e inclusiva. Como resultado, a exposição se torna uma alternativa excelente para quem deseja aproveitar os dias mais tranquilos de dezembro. Portanto, é uma boa oportunidade para passear pelo centro, visitar a Usina Cultural e valorizar a produção artística contemporânea.
Ainda mais nesta época de encontros com parentes, amigos e turistas, a visita se transforma em um programa cultural enriquecedor. Por isso, incluir arte no roteiro das festas de fim de ano é uma maneira de estimular conversas, reflexões e vivências significativas.
Três anos de resistência criativa
O Projeto Resistência Artística, sob liderança de Wilton Neves, completa três anos de atuação com foco na força criativa feminina. Além disso, o projeto se destaca por sua atuação na arte-educação, formação de público e democratização da cultura. Do mesmo modo, incentiva a circulação de artistas da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Em síntese, a iniciativa confirma que a arte é uma ferramenta de transformação e pertencimento. Assim sendo, promove conexões profundas e dá visibilidade a artistas contemporâneas.