18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEEconomiaGeral

Golpe do IPVA: Saiba como evitar e veja dicas de proteção

  • janeiro 8, 2025
  • 0

O golpe do IPVA vem fazendo vítimas em todo o Brasil com ofertas falsas para pagamento do imposto. Veja como se proteger.

Golpe do IPVA: Saiba como evitar e veja dicas de proteção

O golpe do IPVA vem fazendo vítimas em todo o Brasil com ofertas falsas para pagamento do imposto, com descontos atrativos e condições facilitadas. As formas mais comuns incluem boletos bancários ou transações via Pix fraudulentos. Esses meios de pagamento são enviados por canais digitais como e-mail e WhatsApp, utilizando mensagens que parecem oficiais, com logotipos e nomes de órgãos como o Detran ou a Secretaria da Fazenda.

Um exemplo frequente é a oferta de 50% de desconto no pagamento do IPVA à vista via Pix. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página falsa, onde gera um código de pagamento exclusivo para Pix. Atraída pelo desconto, a vítima realiza o pagamento, que vai direto para a conta do golpista, deixando o contribuinte no prejuízo e ainda com o imposto em aberto.

Como identificar se você caiu no golpe do IPVA?

  • Para confirmar, acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda do seu estado e verifique se o pagamento foi registrado.
  • Espere até dois dias úteis após o pagamento, no caso de boletos, para garantir que o registro foi processado.
  • Confira se no Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro – DARJ IPVA consta Favorecido: Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ – CNPJ: 42.498.675/0001-52
  • Confira se o beneficiário é o CNPJ 42.498.675/0001-52 ao realizar o pagamento.
  • Para pagamento por PIX o nome do beneficiário é: SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ
Publicidade

O que fazer se caiu no golpe do IPVA?

Registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil ou na Delegacia Virtual. Caso tenha feito um Pix, entre em contato com o banco imediatamente e solicite o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Se o pagamento foi via boleto, informe o banco, embora não haja recursos para reverter a transação.

O MED só funciona se houver saldo na conta de destino e o golpe for identificado rapidamente.

Dicas para evitar o golpe do IPVA

  • Pague o IPVA apenas pelos sites oficiais do Detran ou da Secretaria da Fazenda. Nunca clique em links recebidos por canais não confiáveis.
  • Desconfie de descontos muito altos enviados por e-mail ou WhatsApp.
  • Certifique-se de que está em sites legítimos, verificando o endereço e o ícone de cadeado na barra do navegador.
  • Antes de concluir o pagamento via QR Code ou boleto, confirme se o destinatário é a “Secretaria da Fazenda e Planejamento”.

Esses cuidados são essenciais para evitar prejuízos e garantir que o pagamento do IPVA seja feito de forma segura e oficial.

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

kimryadm.ru
kortkeros.ru