ISPAmbiente analisa os 13 principais delitos envolvendo o ecossistema. Nova Friburgo está entre as cidades do estado onde aconteceu a maior parte dos delitos
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5, o Governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), lançou o ISPAmbiente, painel interativo que disponibiliza dados sobre os crimes que causam danos aos recursos naturais. A nova plataforma destaca as 13 maiores infrações cometidas no estado.
Em 2023, foram registrados 656 crimes contra a fauna e flora, cerca de dois por dia. Este número representa uma redução de 17,2%, em relação ao mesmo período de 2022. A maior parte dos delitos aconteceu na capital (146), seguido por Nova Friburgo (29) e Nova Iguaçu (28).
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Outros dados disponíveis na plataforma mostram também que o estado apresentou reduções expressivas em diversos crimes no ano passado, quando comparados com 2022, como: maus-tratos contra animais (-44,1%); sanções penais e administrativas ao meio ambiente(-26,9%); estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores (-16%); exploração mineral (-10,1%); e poluição ambiental (-4,7%).
Já o título “pichar edificação ou outros crimes contra o ordenamento urbano” aumentou 6,5% e a “exploração ou soltura de balões” registrou 26 casos em 2023.
– O Instituto de Segurança Pública tem como principal função subsidiar a criação de políticas públicas fundamentadas em evidências. Com o ISPAmbiente, esperamos mostrar a importância de preservar os recursos naturais que são fundamentais para a nossa sobrevivência. Precisamos pensar no futuro das próximas gerações e conscientizar a sociedade que proteger o meio ambiente é fundamental para o futuro do planeta e de todos nós – disse a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Com acesso gratuito e aberto à sociedade em geral, o ISPAmbiente faz parte do ISPConecta, plataforma digital de paineis interativos que apresenta as estatísticas de forma simples, padronizada e separada por temas.
Ambas as iniciativas foram planejadas e executadas em comemoração aos 25 anos do ISP, e se alinham diretamente ao Governo do Rio, que tem investido em informação e políticas públicas baseadas em evidências para reduzir estatísticas de criminalidade, incluindo eventos contra o meio ambiente.
Para acessar a ferramenta completa, clique aqui
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é um ambiente dinâmico e dedicado à produção de conteúdo informativo de qualidade para a comunidade local. A equipe de jornalistas trabalha com empenho para apurar, redigir e apresentar notícias que sejam relevantes para os moradores da cidade e região. Com um compromisso ético e imparcial, o time se destaca pela agilidade na cobertura dos acontecimentos, sejam eles relacionados a política, economia, cultura ou acontecimentos cotidianos. A redação também é conhecida por seu uso eficiente das mídias digitais, levando a informação ao público de maneira rápida e acessível.