Governo Estadual intensifica ações humanitárias e de limpeza após Fortes Chuvas
março 25, 2024
0
Total de 10.032 insumos, entre kits de alimentação, material de higiene e colchões foram enviados aos municípios atingidos. Bombeiros resgataram 140 vítimas com vida O Governo do Rio
Share:
Total de 10.032 insumos, entre kits de alimentação, material de higiene e colchões foram enviados aos municípios atingidos. Bombeiros resgataram 140 vítimas com vida
O Governo do Rio de Janeiro está intensificando seus esforços para amenizar os impactos e prevenir tragédias nas cidades fluminenses afetadas pelas fortes chuvas. Até o momento, 594 pessoas ficaram desabrigadas e 173 desalojadas em todo o estado. As Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Saúde coordenaram o transporte de mais de 10 mil insumos, incluindo medicamentos, para as áreas afetadas.
Os Bombeiros já responderam a 222 ocorrências relacionadas às chuvas, resultando em oito mortes e 140 resgates bem-sucedidos em todo o estado. O risco de deslizamentos permanece muito alto em Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, conforme alertas do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que continua monitorando constantemente todas as regiões do Rio.
O governador Cláudio Castro ressaltou o compromisso do governo em priorizar a preservação da vida e do bem-estar dos cidadãos fluminenses, solicitando à população que permaneça atenta aos alertas da Defesa Civil. O governo assegurou apoio federal, inclusive do Exército, se necessário.
As equipes do estado continuam ajudando os municípios no trabalho de limpeza e drenagem da água, utilizando máquinas da Secretaria do Ambiente e do INEA em diversas cidades, incluindo Petrópolis, Teresópolis, Nilópolis, Guapimirim, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo e Duque de Caxias.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está empenhado em liberar a rodovia RJ-230, que foi fechada devido a deslizamentos de terra e alagamentos em Bom Jesus de Itabapoana. Petrópolis e Teresópolis, as cidades mais afetadas, contam com equipamentos essenciais, como retroescavadeiras e caminhões, para agir imediatamente em situações emergenciais.
Teresópolis, que acumulou 306mm de chuva em 72 horas, também recebeu assistência desde sábado, assim como outras cidades do Norte/Noroeste do estado.
Escolas são ponto de apoio
Na manhã deste domingo, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, alinharam novas ações. Teresópolis e Bom Jesus de Itabapoana estão recebendo hoje o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional.
Sete escolas da rede estadual permanecem abertas como pontos de apoio nas áreas mais atingidas pelas chuvas. No momento, 52 pessoas são assistidas pela Secretaria de Estado de Educação e órgãos parceiros, um esforço conjunto do Comitê de Chuvas do Governo do Estado.
Todas as 1.232 unidades estaduais estão de prontidão e podem ser abertas a qualquer momento para receber desabrigados. A Seeduc está acolhendo a população que busca apoio e dando suporte aos moradores afetados pelas chuvas, fornecendo um espaço seguro como abrigo temporário e alimentação ao longo do dia.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.