A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Assistência Social, anunciou medidas que visam cuidados e moradia para a população em situação de rua. Entre as ações, estão: a viabilização de aluguel social para essas pessoas e um novo ponto de apoio que começará a funcionar no distrito de Mury.
Novo Ponto de Apoio
Atualmente, Nova Friburgo tem um ponto de apoio fixo que fica no bairro de Duas Pedras. Com a necessidade de uma mudança pelas condições do local, que passa por problemas elétricos, hidráulicos, de capina, limpeza e pintura, os assistidos serão transferidos para o novo ponto de apoio, que será estabelecido em Mury. De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcinho Alves, esse espalho não servirá apenas para acolhimento, mas também para reinserir essas pessoas na sociedade.
Viabilização de Aluguel Social para Pessoas em Situação de Rua
A ação voltada para acolhimento da população em situação de rua avança em Nova Friburgo e visa retirar as pessoas das ruas e proporcionar, não apenas um local seguro, confortável e provisório para passar a noite, mas condições para que os assistidos consigam uma estabilidade. Com isso, o governo municipal informou que no início do ano, haviam 89 pessoas mapeadas em situação de rua. Agora, são cerca de 30, sendo que oito estão em um ponto de apoio, localizado ainda em Duas Pedras.
Das oito pessoas assistidas, seis estão recebendo um aluguel social, mas as outras duas, de acordo com a coordenadora do CREAS, Rosângela Cassano, têm se recusado a aceitar ajuda. Ela informou ainda que foram obrigados a notificar o Ministério Público sobre essa situação, porque eles não aderem aos serviços ofertados pela secretaria e as próprias famílias também não fazem o acolhimento. Inclusive disponibilizaram vagas garantidas no Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE), mas os mesmos deixaram o local por não seguirem as regras da instituição. No outro ponto de apoio, na Ponte da Saudade, em média 15 pessoas são recebidas por noite, mas a maior parte já vinha sendo monitorada pelo CREAS em ocasiões passadas.
Por Luiz Marcelo Iezzi e Isabella Chaboudt