18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
GeralPrincipalSaúde

Hospital do Câncer será cancelado ?

  • janeiro 15, 2025
  • 1

Cláudio Castro afirma que obras serão reavaliadas após Lula vetar trechos do projeto de renegociação de dívidas no Estado

Hospital do Câncer será cancelado ?

Nesta terça-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), o que gerou reações negativas de governadores, incluindo Cláudio Castro, do Rio de Janeiro. Um dos impactos diretos mencionados pelo governador envolve as obras do Hospital do Câncer em Nova Friburgo, que poderão sofrer atrasos devido à necessidade de reavaliar os investimentos estaduais.

Os vetos presidenciais barraram, entre outros pontos, o uso de verbas do novo Fundo de Desenvolvimento Regional (FNDR), criado com a Reforma Tributária, para abatimento de juros de dívidas estaduais. Além disso, Lula também vetou a possibilidade de estados utilizarem receitas provenientes de recursos naturais, como petróleo e gás, ou executarem despesas da União, como obras, para reduzir suas dívidas. A decisão foi vista por Castro como um “golpe no federalismo brasileiro”.

Obras em Nova Friburgo e outras áreas prioritárias podem ser afetadas

Em suas redes sociais, o governador afirmou que, diante do cenário, será necessário reavaliar a política de investimentos do estado, priorizando Saúde, Educação e Segurança, mas com ajustes significativos.

“Os investimentos nos hospitais de câncer de Nova Friburgo e Duque de Caxias precisarão ser repensados”, declarou.

A afirmação gera preocupação, uma vez que as obras em Nova Friburgo são aguardadas como um marco no atendimento oncológico da região.

Castro destacou ainda que a decisão compromete o avanço de outros projetos fundamentais, como concursos para a segurança pública, mas reforçou o compromisso com a manutenção da folha de pagamento dos servidores e o equilíbrio fiscal.

Publicidade

Notícia gera apreensão

A reavaliação das obras no Hospital do Câncer em Nova Friburgo preocupa não apenas os moradores locais, mas também toda a Região Serrana, que espera por melhorias significativas no atendimento de saúde. As obras, já apontadas como prioritárias pelo governo estadual, agora dependem de ajustes no orçamento.

Por enquanto, o governo estadual busca alternativas para minimizar os impactos dos vetos, mantendo o foco em áreas essenciais e garantindo a continuidade dos serviços públicos.

A decisão final sobre as obras em Nova Friburgo ainda não foi anunciada, mas é evidente que a política fiscal nacional terá reflexos profundos nas estratégias do estado.

Contexto da renegociação de dívidas

O projeto sancionado por Lula prevê possibilidades de abatimento nos juros das dívidas estaduais, com correção atrelada ao IPCA.

Contudo, os vetos restringem significativamente o impacto positivo esperado pelos estados. Entre as medidas previstas pelo programa, destacam-se:

  • Abatimento de até 4 pontos percentuais nos juros, caso os estados atendam a critérios específicos, como destinar recursos a educação, segurança pública ou fundos de investimento.
  • Possibilidade de pagamento das dívidas em até 30 anos.

O Rio de Janeiro, que possui uma das maiores dívidas com a União, será diretamente afetado pelas mudanças, o que agrava os desafios fiscais e dificulta a execução de projetos estratégicos, como o Hospital do Câncer em Nova Friburgo.

Publicidade
Compartilhe:

1 Comment

  • Absurdo total! A população friburguense deveria fazer um abaixo assinado ou fazer uma paralização total em frente ao Palácio do governo do Rio não aceita do essa arbitrariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

kimryadm.ru
kortkeros.ru