DESTAQUE Geral Meio Ambiente

Incêndio na Pedra do Imperador mobiliza bombeiros pelo 3º dia em Nova Friburgo

  • outubro 8, 2025
  • 0

Incêndio atinge vegetação da Pedra do Imperador pelo terceiro dia seguido em Nova Friburgo; clima seco e calor intensificam as chamas

Incêndio na Pedra do Imperador mobiliza bombeiros pelo 3º dia em Nova Friburgo

Um incêndio de grandes proporções atinge, pelo terceiro dia consecutivo, a região da Pedra do Imperador, em Nova Friburgo. As chamas começaram por volta das 17h de segunda-feira (6) e, apesar dos esforços contínuos do Corpo de Bombeiros, ainda não foram totalmente controladas. Ao longo dos últimos dias, diversos focos surgiram em diferentes pontos, incluindo áreas próximas aos bairros Cônego e Ponte da Saudade. As condições climáticas — com tempo seco, altas temperaturas e ventos — têm favorecido a propagação do fogo. O Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar o uso de fogo em áreas de vegetação e a denunciar possíveis ações suspeitas. Até o momento, a origem do incêndio permanece desconhecida. O caso evidencia os riscos da combinação entre o clima seco e a interferência humana em regiões de mata.

Fogo teve início na tarde de segunda-feira (6) e segue mobilizando equipes em diferentes pontos da vegetação

O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo continua, nesta quarta-feira (8), o trabalho de combate ao incêndio que atinge a área de vegetação da Pedra do Imperador, uma das formações rochosas mais conhecidas da cidade. O fogo, que começou por volta das 17h de segunda-feira (6), ainda não foi totalmente controlado, mesmo após três dias de atuação intensa das equipes.

Ocorrências sucessivas desafiam os bombeiros

Logo após o primeiro acionamento, os bombeiros iniciaram o combate às chamas, mas novos focos surgiram em diferentes pontos. Na terça-feira (7), os bombeiros foram novamente chamados às 7h10, 13h50 e 14h25, inclusive do lado do bairro Cônego. As chamas só foram temporariamente controladas por volta das 18h20, mas voltaram a ser registradas à noite — às 20h20, os bombeiros retornaram ao local e seguiram trabalhando até 21h55.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade

Quarta-feira começa com novos focos

Na madrugada desta quarta-feira (8), por volta das 5h40, as equipes voltaram a ser acionadas para a região da Pedra do Imperador, na altura da Ponte da Saudade, onde o fogo voltou a se espalhar. Desde então, os bombeiros seguem atuando de forma contínua, tentando conter os focos remanescentes.

Condições climáticas agravam a situação

O clima seco, o calor intenso e a baixa umidade do ar têm favorecido a propagação das chamas. Além disso, o vento contribui para que pequenos focos se espalhem por trechos diferentes da vegetação, o que dificulta o trabalho das equipes e torna a operação mais prolongada.

População deve redobrar atenção

O Corpo de Bombeiros ainda investiga as causas do incêndio, mas reforça o alerta à população para que não use fogo em áreas de vegetação e denuncie qualquer ação suspeita.
O incêndio na Pedra do Imperador segue ativo e mobiliza bombeiros pelo terceiro dia consecutivo em Nova Friburgo.

Publicidade
Compartilhe: