Cataguases (MG) – Centro Cultural Humberto Mauro e Anfiteatro Ivan Müller Botelho
O Centro Cultural Humberto Mauro foi inaugurado no ano de 2002, nas instalações do antigo Cine Machado, e hoje abriga o Cineteatro Paulo César Saraceni (palco para sessão de filmes, palestras e apresentações de teatro, música e circo), a Galeria Zequinha Mauro (que recebe exposições de artistas locais e nacionais), além da Sala Multimídia Mônica Botelho. Por sua vez, o Anfiteatro Ivan Muller Botelho é anexo ao prédio da Energisa e ao Museu Energisa, e recebe palestras, shows e apresentações de teatro. O charme do espaço fica por conta do teto retrátil, que pode ser aberto para transbordar a noite estrelada para dentro do evento.
Um dos eventos de destaque na última temporada foi o Mix Cultural, que reuniu uma programação multilinguagem com shows e espetáculos de teatro, dança, audiovisual, música e artes visuais. Em 2024, mais de 24 mil pessoas desfrutaram das atividades do espaço, com foco no audiovisual e na memória do cinema brasileiro.
Nova Friburgo (RJ) – Usina Cultural Nova Friburgo
A Usina Cultural Nova Friburgo está localizada no antigo prédio do escritório da Companhia de Eletricidade da cidade, diante da belíssima Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo. O centro cultural recebe mostras, cursos, palestras, debates, apresentações de teatro, música e dança. Entre os espaços oferecidos neste edital estão a Sala Maestro Joaquim Naegele (Teatro Usina), o Café da Usina, o Salão Nobre e um espaço anexo. A Usina Cultural é um dos principais centros de arte e cultura da cidade. A temporada de 2024 recebeu mais 28 mil pessoas em 160 atividades, abrindo o ano com a exposição “UnoDiverso” (dentro do projeto “Resistência Artística”) e seguindo com outros projetos de grande repercussão, como a 2ª edição do “Usina Viva”.
A Usina Cultural Energisa desempenha um papel vital na promoção e preservação da cultura em Nova Friburgo. Como um espaço multifuncional, ela oferece uma variedade de atividades culturais, além de servir como um ponto de encontro para artistas locais e visitantes, estimulando a troca de ideias e inspirando a criação artística.
Afirma Daniel Figueira, secretário de cultura de Nova Friburgo.
Programa Energisa Cultural
Além desta seleção de ocupação gratuita, a Energisa mantém o programa Energisa Cultural, que recebe projetos que buscam patrocínio através de leis de incentivo em todo o Brasi, podendo ou não ser realizados nos nossos centros culturais. As propostas também podem ser enviadas ao longo de todo o ano. Confira mais informações e descubra como enviar o seu projeto de patrocínio.