Cidadania DESTAQUE Geral

Instrutor de CNH em Nova Friburgo: veja como atuar sem autoescola

  • outubro 17, 2025
  • 0

Profissionais poderão dar aulas práticas de direção de forma independente em Nova Friburgo, após curso obrigatório e autorização do Detran.

Instrutor de CNH em Nova Friburgo: veja como atuar sem autoescola

O Ministério dos Transportes apresentou uma nova regulamentação que permite que instrutores de CNH atuem de forma autônoma em Nova Friburgo, sem vínculo com autoescolas. Para exercer essa função, o profissional deverá realizar um curso com conteúdo técnico e pedagógico, ser aprovado em avaliação e obter autorização do Detran. O veículo usado pode ser do aluno ou instrutor, desde que cumpra os requisitos de segurança e esteja identificado como veículo de ensino. O objetivo é tornar a obtenção da CNH mais acessível e barata, com expectativa de redução de até 80% nos custos. A atuação será fiscalizada pelo Detran e exigirá documentos como CNH, credencial e licença de aprendizagem. A nova proposta ainda está em fase de consulta pública até o dia 2 de novembro. O processo é gratuito e regulado pela Senatran.

Nova regra permite instrutores de direção autônomos em Nova Friburgo

A nova regulamentação permite que qualquer instrutor de CNH atue de forma autônoma em Nova Friburgo, sem precisar estar vinculado a uma autoescola. A proposta está em consulta pública até 2 de novembro e faz parte da modernização do processo de habilitação.

Curso obrigatório e certificação

O futuro instrutor deverá realizar um curso específico. Esse curso inclui desenvolvimento de habilidades pedagógicas, domínio das leis de trânsito e técnicas de direção segura.

Além disso, será aplicada uma prova ao final do curso. O certificado de conclusão será fornecido apenas aos aprovados.

O instrutor autônomo terá a responsabilidade de reforçar os conceitos teóricos durante a prática, monitorar o desempenho do aluno e oferecer feedback. Portanto, é essencial que ele esteja plenamente capacitado.

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Autorização e registro profissional

Após concluir o curso, o instrutor precisa solicitar a autorização do Detran. Com a autorização, seu nome será incluído em um cadastro nacional mantido pelo Ministério dos Transportes.

Em seguida, o profissional terá acesso à Carteira de Identificação de Instrutor Autônomo, gratuita, emitida pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Veículos para as aulas práticas

O veículo usado nas aulas pode pertencer ao aluno ou ao instrutor. Entretanto, deve atender aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro, incluindo idade máxima da frota.

Além disso, será obrigatória a identificação do veículo como sendo de uso educacional — por meio de adesivo ou outro marcador definido.

As aulas devem ser previamente informadas ao Detran da respectiva região.

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Como será a contratação

A nova regra oferece mais flexibilidade para os instrutores. Aqueles que já trabalham em autoescolas poderão continuar suas atividades, mas também poderão atuar de forma independente.

Durante as aulas práticas, o profissional deve portar:

  • CNH

  • Credencial de instrutor ou crachá oficial

  • Licença de Aprendizagem Veicular

  • Documento do veículo atualizado

O modelo autônomo será fiscalizado pelo Detran, garantindo a legalidade e a segurança do processo.

CNH mais acessível para a população

Por outro lado, a proposta também visa tornar o processo mais barato. Atualmente, tirar a CNH custa cerca de R$ 3,2 mil. Com a atuação dos instrutores autônomos, o governo estima uma redução de até 80% no custo.

Apesar das mudanças, os exames teórico e prático continuarão obrigatórios.

Por fim, a nova regulamentação permite que o instrutor de CNH atue de forma independente em Nova Friburgo, ampliando o acesso à formação e tornando o processo mais democrático.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: