Homicídios chocaram friburguenses; dados do ISP apontam crescimento do número de mortes na Região Serrana no ano passado
Segundo o Instituto de Segurança Pública, o ISP, Nova Friburgo é considerada a segunda cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro.
Embora carregue esse status de tranquilidade, o mês de janeiro foi marcado por assassinatos, que foram, inclusive, noticiados pelo portal da TV Zoom, contabilizando um total de seis casos. Apesar se serem ocorrências isoladas, todas elas chocaram o município.
Um exemplo disso, foi o homicídio que aconteceu na estrada da Fazenda da Laje, distrito de Conselheiro Paulino. Um homem foi preso em flagrante após matar o próprio irmão, de forma brutal, a pauladas e facadas. Dias depois, ele acabou se entregando na 151ª Delegacia de Polícia e foi encaminhado para audiência de custódia em Benfica, no Rio.
Um caso que também chamou bastante atenção dos friburguenses foi o de um servidor público, que trabalhava na Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra. Depois de cumprir o expediente, ele foi deixado em casa por um caminhão da Prefeitura. Logo depois, ele teria sido encontrado morto e o caso, inicialmente, foi tratado como acidente doméstico. Mas, depois de uma perícia técnica feita pelo Instituto Médico Legal (IML) no corpo da vítima, foi constatada uma série de ferimentos, como lesões na costela, cabeça e clavícula. A morte, então, passou a ser tratada como suspeita de homicídio.
Outro caso também chocou os friburguenses em janeiro. Um homem de 36 anos foi violentamente assassinado com socos e chutes na rua Thurler, em Conselheiro Paulino. Testemunhas disseram que a vítima teria sido espacada até a morte por mais de três pessoas e que teria morrido no local. A polícia investiga o caso e, além de ter aprendido um carro que teria sido utilizado na fuga, já identificou três suspeitos de terem cometido o crime.
Ainda no mês de janeiro, um homem de 27 anos foi assassinado na avenida Euterpe Friburguense, com vários disparos de arma de fogo. O 11º Batalhão da Polícia Militar divulgou, através de suas redes sociais, a prisão de um dos suspeitos do crime. Testemunhas disseram ter ouvido barulhos de disparos e gritos de socorro por volta das cinco da manhã em áreas próximas ao local do homicídio. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e morreu logo depois de chegar no Hospital Municipal Raul Sertã.
Mais um homicídio levou a ação do serviço reservado do 11º BPM e do serviço de inteligência da Polícia Civil a prender um suspeito de cometer outros dois homicídios na cidade. O homem, que não teve a identidade revelada, foi preso em sua residência e chegou a tentar a fuga quando se deparou com o cerco policial, mas sem sucesso.
Dados do ISP para a Região Serrana
O Instituto de Segurança Pública, o ISP, aponta um crescimento no número de homicídios na Região Serrana do Rio.
De Janeiro a Dezembro de 2022, 3.059 homicídios. No mesmo período de 2023, foram registrados 3.283 casos. Um aumento de 7,3%.
A maioria dos casos é enquadrada como homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Por Natalia Amorim
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.