A justiça condenou a serviços comunitários e pagamento de multa uma mulher que cometeu injúria racial contra a vereadora Maiara Felício (PT), o caso aconteceu em fevereiro de 2021. Em um comentário nas redes sociais, a condenada agrediu a vereadora por causa da cor da pele, o que foi denunciado pela parlamentar, que é militante e defensora do povo preto.
Na decisão, O juiz titular da Segunda Vara Criminal de Nova Friburgo, Marcelo Alberto Chaves Villas, destacou a face racista de parte da sociedade brasileira e relembrou que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão, no séc. XIX. A pena é de prestação de serviços comunitários por um ano e pagamento de R$ 1.000 em cestas básicas.
A sentença foi comemorada pela vereadora, que afirmou que encara a decisão como uma vitória do povo preto que luta pelo fim do preconceito. Maiara ainda diz que a condenação inibe que pessoas pratiquem atos de preconceito por estarem “escondidas” atrás da tela de um computador ou celular.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.