Legislativo: vereadores elegem cargos da mesa diretora

Durante a manhã de ontem, 04, primeiro dia útil de 2021, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo elegeu sua nova Mesa Diretora em uma sessão que durou mais de duas horas e que contou com troca de farpas e reivindicações. No princípio da reunião, os parlamentares decidiram por votar cargo a cargo para cada um dos 5 lugares da mesa.

Vereadores indicaram alguns nomes para as ocupações, sendo eles:

Candidatos à Presidência:
》Wellington Moreira (PSL); ELEITO
》Marcinho (Republicanos).

Candidatos à primeira vice-presidência:
》Joelson do Pote (PDT); ELEITO
》 Max Bill (Avante).

Candidatos à segunda vice-presidência:
》Professor André (PL); ELEITO
》Zezinho do Caminhão (PSB).

Candidatos à primeiro secretário:
》José Carlos Schuvalwb (PRTB); ELEITO
》Maiara Felício (PT) A vereadora reivindica o cargo por minoria partidária.

Candidata à segundo secretário:
》Vanderleia Abrace essa Ideia (PP) ELEITA

A vereadora Maiara Felício, do PT, reivindicou um direito previsto no regimento interno da Câmara friburguense, no qual dá direito a um lugar na Mesa Diretora ao vereador que representar a minoria partidária. A sessão precisou ser suspensa por alguns minutos para se tratar do assunto e após o retorno ficou decidido que a eleição continuaria. A vereadora, no entanto, solicitou registro em ata por se tratar de um descumprimento do regimento interno do Legislativo de Nova Friburgo.

Em um outro momento da votação, o vereador Zezinho do Caminhão, para justificar seu voto para presidência ao vereador Marcinho, expurgou uma série de comentários sobre a atuação de mandatos anteriores de outros vereadores friburguenses, no qual apontava-se grandes erros e desmandos quanto a votações. O parlamentar esclareceu que a Câmara precisa de mudanças e espera que a votação para a Mesa Diretora tenha sido limpa e transparente.

Zezinho ainda afirmou que é um “vereador fiscalizador” e que, se estiver de posses de informações confirmadas e provadas sobre negociatas, irá denunciar o presidente, junto com o vereador que praticar atos ilícitos.

Entre outros momentos, a exaltação de ânimos, troca de farpas e reivindicações formaram a sessão de votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Friburgo neste início de 2021, que vale até o final de 2022.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *