A lei referente à mudança das regras para realização de laqueadura e vasectomia (Lei 14.443/2022) entrou em vigor nesta semana. Aprovada no Senado em agosto do ano passado, ela foi sancionada pelo Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro no mês seguinte.
Nesse sentido, as antigas exigências para tais procedimentos mudaram. Agora, quem possui 21 anos já pode realizá-los – a idade mínima anterior era de 25 anos. Além disso, se a pessoa tiver menos que a nova idade mínima, mas possuir, ao menos, dois filhos com vida, também estará apto à cirurgia.
Outro avanço, há tempos clamado pelas mulheres, é a autonomia de fazer a intervenção sem o aval do parceiro. Também foi autorizada a operação no momento do parto, desde que o pedido seja feito 60 dias antes do parto e os novos requisitos sejam atendidos.
Foto: MV
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.