Geral Meio Ambiente Principal

Linha Verde: UPAm flagra captação ilegal e obras ambientais em Lumiar

  • agosto 28, 2025
  • 0

Denúncia ambiental ao Linha Verde resulta em ação da UPAm e Polícia Ambiental em Lumiar, resguardando áreas protegidas do Sul Fluminense

Linha Verde: UPAm flagra captação ilegal e obras ambientais em Lumiar

Após uma denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, a Polícia Ambiental realizou uma operação em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na última quarta-feira (27). Os agentes identificaram uma captação ilegal de água em três pontos distintos, além da construção irregular de uma piscina de 70m², abertura de estrada em área protegida e um heliponto em funcionamento. Além disso, o local estava desmatado e interferia diretamente em uma nascente usada para abastecimento do resort. Como resultado, a ocorrência foi registrada na 151ª DP e os responsáveis serão investigados. Por isso, o programa Linha Verde reforça que qualquer cidadão pode denunciar crimes ambientais de forma anônima. Dessa forma, ações como esta fortalecem a preservação ambiental e o combate a danos ecológicos em regiões protegidas como o Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo.

Linha Verde: captação ilegal e danos ambientais em Lumiar

Por meio de uma denúncia ao programa Linha Verde, da ONG Disque Denúncia, policiais da UPAm Três Picos uncoveram captação ilegal de águas em área protegida, além de outras obras irregulares.

Denúncia mobiliza ação da UPAm

A equipe da Unidade de Policiamento Ambiental chegou à Estrada Serra Mar na quarta‑feira, 27 de agosto de 2025, e constatou uma piscina natural de 70 m² construída sem licença. Além disso, encontraram uma estrada de aproximadamente 2 km aberta entre vegetação densa, comprometendo área de preservação permanente. Ademais, a fiscalização identificou um heliponto em funcionamento e desvio de curso d’água do rio Macaé para funcionamento de uma roda d’água, além da captação em três locais diferentes para uso em resort.

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Ações institucionais e monitoramento

Como resultado, a ocorrência foi registrada na 151ª DP. Além disso, o caso reforça a importância de programas como o Linha Verde, que garantem que a sociedade participe da proteção do meio ambiente. Para denunciar irregularidades ambientais, a população pode ligar 24 horas para (21) 2253‑1177 ou 0300 253 1177 (ambos com atendimento via WhatsApp anonimizado), além de usar o app “Disque Denúncia RJ”, site oficial ou redes do Linha Verde.

A captação ilegal evidencia desrespeito às normas ambientais e ressalta a necessidade de ações preventivas e punitivas em áreas de preservação em Nova Friburgo.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Compartilhe: