Má condição das estradas dificulta acesso dos coletivos em várias regiões de Nova Friburgo e quem sofre são os passageiros
outubro 5, 2023
0
São mais de 14 bairros com ruas em péssimas condições, o que vem atrapalhando, além do trabalho da concessionária, diretamente a rotina dos friburguenses A concessionária FAOL tem
Share:
São mais de 14 bairros com ruas em péssimas condições, o que vem atrapalhando, além do trabalho da concessionária, diretamente a rotina dos friburguenses
A concessionária FAOL tem demonstrado grande dificuldade na locomoção para cumprir a rota das linhas estabelecidas em diversos pontos de Nova Friburgo.
Segundo a empresa, mais de 14 bairros trazem dificuldade na locomoção por questões como falta de pavimentação, falta de sinalização e carros parados em locais indevidos.
Em virtude das chuvas recentes, que causaram diversos danos nas estradas que atendem localidades como: Dona Mariana, Fazenda Rio Grande, Rio Bonito e Santa Cruz, as linhas que atendem essas regiões sofreram alterações, visando preservar a segurança dos usuários, bem como do coletivo como um todo.
Linhas com alteração, em virtude da má condição da estrada (atualizado em 02/10):
• 46-Vargem Alta via Stucky: Indo e voltando pelo calçamento. • 49-Rio Bonito: indo e voltando via Paineiras. Ponto final na Praça de Rio Bonito. • 53- Fazenda Rio Grande: Indo até o antigo ponto final. • 53- Salinas: Indo até o asfalto. • 57 Dona Mariana: indo até a Ponte de Rio Grande de Cima.
Além dessas linhas, existem outras que a Concessionária está com dificuldade devido a falta de pavimentação, buracos, falta de sinalização e carros mal parados:
Cordoeira, dificuldade para passar na rua do posto de saúde, carros parados dos dois lados da rua, Rua Emília Faucheto em toda extensão muita dificuldade de passar devido carros mal parados.
Catarcione, em todo trecho no bairro muita dificuldade de passar devido a carros mal parados e próximo ao campo muitos buracos na via.
Tingly, esquina rua Cristina Ziede dificuldade de passar por muitas vezes carro fica parado aguardando boa vontade do proprietário retirar.
Granja Spinelli, após entrada Vale dos Pinheiros muitos buracos.
São Cristóvão, muitos buracos e no ponto final carros mal parados no ponto final que dificulta manobra.
Olaria x Conselheiro, pontos da Rua Presidente Vargas, São Roque e Gustavo Lira com carros parado no ponto e ônibus parando no meio da rua para fazer embarque e desembarque, no trecho de conselheiro mesma coisa, ponto da praça nos dois sentidos carros particulares e de aplicativos parados no ponto do ônibus.
Rui Sanglard, ruas José Polete, ponto final e Adelino Alves Amorim carros estacionados dos dois lado e muita dificuldade de passar e parar nos pontos.
Jardilandia, muitos buracos e piso irregular no trecho General Osório, Prudente de Moraes e av dos Ferroviários, além de via estreita no bairro com carros mal parados dos dois lados da via e ponto final, construções irregulares que dificultam e muito trafegar na linha.
Santo André, via Girasol muitos buracos lombadas sem sinalização, acesso ao bairro com muito buracos, e no Granja Mimosa via íngrime com muitos buracos.
Riograndina, no bairro por dentro do Maringá, muitos buracos, carros mal parados na praça e dificuldade para passar, ponto final falta de sinalização e dificuldade de manobra.
Belmont, no treco do bairro muitos buracos e dificuldade no ponto final, local de manobra com falta de sinalização.
Alto Catete, no bairro vi sem pavimentação, falta de manutenção e com isso muitas Vale e buracos.
Califórnia, no bairro lombadas sem sinalização e com isso já tivemos alguns acidentes.
Alto do Floresta, em todo bairro muita dificuldade para passar, via estreita, falta de sinalização, no Floresta próximo ao colégio ônibus passa quase sempre em cima da calçada para não bater, todos os finais de semana festas e muitas vezes carro não pode subir pois não tem passagem.
Maria Teresa, no bairro piso irregular no bairro e buracos.
Amparo, Rj 150 toda sua extensão no município de Nova Friburgo com muitos buracos, falta de sinalização e via com muito mato nas laterais, no trecho Barroso muitos buracos e panelas, até o ponto final.
Jacina, no bairro piso irregular, falar de sinalização carros mal parados. Alto do Schuenck, no bairro muitos buracos e no trecho sem pavimentação falta manutenção com muitos muitos buracos e valas. Vargem Alta, no trecho sem pavimentação no bairro falta de manutenção e muitos buracos e valas em toda extensão.
São Pedro/Lumiar, toda extensão da RJ 142 buracos, falta de sinalização e matos nas laterais que impede visualização das placas existentes, Benfica e Bocaina trechos sem pavimentação e não tem manutenção, muitos buracos e valas, aos finais de semana muita dificuldade de passar no centro de Lumiar e São Pedro, trecho sem sinalização e fiscalização. Rio Bonito, trecho no bairro toda sua extensão sem pavimentação e devido a falta de manutenção muitos buracos e valas. Cardinot, no trecho dentro do bairro, muitos buracos e falta de manutenção na via.
Região Conquista, Rj 130 buracos em alguns trechos, fazenda Rio Grande/Salinas/Santa Cruz/ Pilões trecho sem pavimentação muitos buracos devido a falta de manutenção.
Campo do Coelho dentro do bairro muitos buracos.
São Geraldo em toda extensão no bairro, piso irregular com buracos e por ser paralelo muito escorregadio e sem sinalização.
Rio Grande De Cima, toda extensão no bairro sem pavimentação e devido a falta de manutenção muitos buracos e valas. Cascatinha, no bairro piso muito irregular com buracos, paralelo que fica muito escorregadio em dias de chuva, falta sinalização e lombadas fora do padrão, muito altas.
Tudo isso gera um transtorno muito grande de locomoção do transporte coletivo, devido aos buracos e lombadas fora do padrão, o que gera prejuízos ao concessionária pelas quebras de suspensão dos veículos. A falta de sinalização e carros mal parados também contribui para o atraso das linhas, o que afeta diretamente quem precisa de locomover diariamente em Nova Friburgo.
Foto: divulgação Faol
Posíção da Prefeitura sobre o assunto:
Por se tratarem de estradas vicinais, essas vias recebem manutenção periodicamente, como tem sido feito na Estrada de Rio Grande de Cima, por exemplo. No entanto, por se tratarem de estradas de chão, acabam se deteriorando mais rápido. Por esse motivo as intervenções nessas vias fazem parte do cronograma periódico de serviços.
Perguntamos se existe algum projeto de asfaltamento dessas vias, mas não tivemos resposta .
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.