DESTAQUE Geral Saúde

Metanol causa 15 mortes e 59 intoxicações no Brasil em 2025

  • outubro 30, 2025
  • 0

Ministério da Saúde confirma 59 casos de intoxicação por metanol. Bebidas clandestinas seguem como principal suspeita em mortes investigadas.

Metanol causa 15 mortes e 59 intoxicações no Brasil em 2025

O Ministério da Saúde confirmou 59 casos de intoxicação por metanol no Brasil em 2025, resultando em 15 mortes. São Paulo lidera com 46 casos, seguido por Paraná e Pernambuco. Nove mortes ainda estão em investigação em cinco estados. As autoridades atribuem as ocorrências ao consumo de bebidas alcoólicas clandestinas, que podem conter metanol – substância altamente tóxica. O Centro de Vigilância Sanitária reforça que bebidas sem procedência confiável devem ser evitadas. Canais como o Disque Denúncia (181) e o Procon-SP (151) estão disponíveis para denúncias. Embora Nova Friburgo ainda não registre casos, a Vigilância Sanitária local recomenda atenção redobrada. O consumo de bebidas adulteradas pode levar à morte, mesmo em pequenas quantidades.

Metanol causa 15 mortes e 59 intoxicações no Brasil em 2025

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que 59 pessoas foram intoxicadas por metanol em 2025, resultando em 15 mortes. O número levanta um alerta nacional sobre o consumo de bebidas alcoólicas clandestinas, principal suspeita nas ocorrências.

Publicidade

Estados com maior número de casos

São Paulo lidera o ranking, com 46 casos confirmados. Em seguida, estão Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Até o momento, as mortes confirmadas ocorreram em São Paulo (9), Paraná (3) e Pernambuco (3). Além disso, outras nove mortes ainda estão sob investigação em diferentes estados, incluindo:

  • Pernambuco (3)

  • Paraná (2)

  • São Paulo (2)

  • Minas Gerais (1)

  • Mato Grosso do Sul (1)

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana
Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Bebidas adulteradas estão no foco das investigações

O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo reforçou que bebidas alcoólicas sem procedência confiável podem conter substâncias altamente tóxicas, como o metanol.

Por isso, é essencial que a população evite o consumo de produtos sem rótulo, lacre ou origem conhecida.

Canais de denúncia disponíveis

As autoridades pedem a colaboração da população. Denúncias sobre bebidas adulteradas ou de origem duvidosa podem ser feitas de forma anônima pelos canais:

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Nova Friburgo reforça atenção local

Apesar de Nova Friburgo não registrar casos até o momento, órgãos locais de saúde acompanham a situação com atenção. A Vigilância Sanitária reforça que o consumo de bebidas de origem desconhecida deve ser evitado.

A intoxicação por metanol é grave e pode causar desde problemas neurológicos até a morte, mesmo em pequenas quantidades.

Por isso, o alerta é claro: a procedência da bebida pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana
Compartilhe: