Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa com novos cuidados
janeiro 5, 2026
0
Nova Caderneta da Pessoa Idosa amplia cuidados com saúde mental, prevenção da violência e organização do histórico clínico no SUS.
Ler resumo da notícia
O Ministério da Saúde lançou uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa, ampliando o cuidado integral à população com 60 anos ou mais. O documento passa a incluir informações sobre saúde mental, prevenção da violência, cuidados paliativos e seguridade social. Disponível inicialmente em formato digital, a caderneta também será integrada ao aplicativo Meu SUS Digital e distribuída fisicamente em todo o país. Entre as novidades está o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, que permite avaliar fragilidade e necessidades específicas. Com fontes maiores, ilustrações e QR Codes, o material se torna mais acessível e educativo. A iniciativa fortalece o vínculo entre idosos, familiares e equipes de saúde, além de organizar dados clínicos essenciais e orientar sobre direitos e serviços disponíveis.
Publicidade
Publicidade
Primeiramente, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa. A caderneta atualizada amplia informações sobre saúde mental, prevenção da violência, cuidados paliativos e seguridade social, fortalecendo o acompanhamento da população idosa no SUS.
Mais acessível e integrada ao SUS
Antes de tudo, o material já está disponível em formato digital no site do Ministério da Saúde. Além disso, a previsão é que o documento seja incorporado ao aplicativo Meu SUS Digital ainda neste ano. Posteriormente, versões físicas serão distribuídas em todo o país, inclusive nas unidades de saúde de municípios como Nova Friburgo.
Da mesma forma, o ministério informou que a nova estrutura torna o conteúdo mais acessível e acolhedor. Não apenas isso, a proposta fortalece o vínculo entre a pessoa idosa, familiares e equipes de saúde.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Novos indicadores e linguagem ampliada
Entre as mudanças, destaca-se o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional. Como resultado, profissionais conseguem avaliar fragilidade e necessidades específicas com mais precisão.
Além disso, o documento passou a utilizar fontes maiores, ilustrações educativas e QR Codes. Por exemplo, os códigos direcionam para conteúdos complementares de educação em saúde, ampliando o acesso à informação.
Instrumento essencial de cidadania
Em primeiro lugar, a Caderneta da Pessoa Idosa organiza registros de consultas, vacinas, medicamentos e exames. Igualmente, apresenta orientações sobre alimentação saudável, direitos da pessoa idosa e telefones úteis.
Portanto, o material passa a considerar a diversidade e a realidade social de mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais. Em síntese, a caderneta atualizada reforça o cuidado integral, a autonomia e a dignidade da população idosa.