Morre Dona Nair Abicalil de Moura, da centenária Casa Libaneza
- julho 24, 2023
- 0
Conhecida por ser uma das mais antigas comerciantes da cidade, trabalhou até seu ultimo dia de vida Faleceu no ultimo sábado, 22, Nair Abicalil de Moura, uma das
Conhecida por ser uma das mais antigas comerciantes da cidade, trabalhou até seu ultimo dia de vida Faleceu no ultimo sábado, 22, Nair Abicalil de Moura, uma das
Faleceu no ultimo sábado, 22, Nair Abicalil de Moura, uma das mais antigas comerciantes de Nova Friburgo conhecida pela sua loja de roupas na Getúlio Vargas, a Casa Libaneza.
Um grande exemplo de profissionalismo e dedicação, trabalhou até os últimos momentos de sua vida. Observadora, astuta, ativa e bastante lúcida aos seus 99 anos, era sempre vista em sua loja costurando diversas peças a serem colocadas a venda.
A família Abicalil é um nome importante da imigração libanesa ao Brasil e a Nova Friburgo. E deixaram sua marca em 1920 ao fundarem a Casa Libaneza, um comércio de secos e molhados.
O corpo foi sepultado neste domingo, 23, no Cemitério São João Batista. Dona Nair deixou filhos, netos, bisnetos e muitos amigos. Nós, da TV Zoom, prestamos com enorme pesar esse momento de dor à familiares e amigos.
Em 2019, o programa História e Memória contou um pouco mais sobre a família Abicalil e a presença libanesa em Nova Friburgo. O documentário está disponível aqui. Leia a seguir um trecho do documentário feito por Janaína Botelho:
“…Entrevistei Eliane Abicalil de Moura, descendente de uma dessas famílias libanesas que imigraram para o Brasil e se estabeleceram Nova Friburgo, no século passado. O patriarca foi Naum Bechara Abicalil que chegou ao Brasil com a esposa Marie no ano de 1913, se estabelecendo no município de Duas Barras. Um dos filhos do casal Youssef Jorge Abicalil se casa em Nova Friburgo com Haiffa, cuja família havia residido anteriormente em Santa Maria Madalena. Assim como os imigrantes de outras nacionalidades, os libaneses unem-se geralmente entre os seus conterrâneos, muitas vezes entre primos, ou com o matrimônio previamente arranjado entre as famílias. Youssef e Haiffa fundaram a Casa Libanesa em 1920, sendo a primeira loja na Av. Alberto Braune, mudando três vezes de endereço. Haiffa costurava os vestidos que vendia na loja e ainda era instrutora de cursos de corte e costura. A filha do casal Nair Abicalil de Moura, juntamente com o marido Genserico Moura, daria continuidade ao negócio dos pais. A família preserva muitos utensílios antigos da loja como a máquina de encapar botão, a metragem de madeira, o pendurador de roupas, o balcão, o lay out e o modo de disposição das mercadorias. Mascatear era a profissão exercida pela maior parte dos libaneses. Posteriormente se sedentarizaram abrindo estabelecimentos comerciais. No centro de Nova Friburgo pode-se afirmar que quase metade do comércio era de imigrantes libaneses. De início, não havia especialização dos artigos e vendia-se de tudo em suas lojas, como foi o caso da Casa Libanesa. Outra característica dos libaneses e árabes é a escolha da medicina como profissão. …A Casa Libanesa é o comércio mais antigo de Nova Friburgo em termos de tradição. Uma viagem no túnel do tempo já que mantém as mesmas particularidades da loja como há cem anos. Outro patrimônio da Casa Libanesa é a Dona Nair Abicalil. Ainda costurando os vestidinhos de festa junina com restos de tecidos nos brinda com deliciosas histórias sobre a Velha Nova Friburgo.”
Foto: Reprodução
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.