O governador Cláudio Castro e o vice-governador eleito Thiago Pampolha, estão sendo alvo do Ministério Público Eleitoral (MPE) por denúncias de abuso de poder político e econômico. A ação foi protocolada na última quarta-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Segundo as informações, os representantes eleitos no primeiro turno para o Governo do Estado estão sendo acusados pelo uso de “folha de pagamento secreta” com 27 mil cargos temporários na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado (Ceperj), e 18 mil nomes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.
Outros acusados
O MPE ainda propôs uma ação contra outras dez pessoas envolvidas, incluindo políticos eleitos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa:
- Cláudio Castro: governador eleito no RJ;
- Thiago Pampolha: vice-governador eleito no RJ;
- Gutemberg de Paula: ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude e eleito suplente de deputado federal;
- Leonardo Vieira Mendes: ex-secretário de Defesa do Consumidor e deputado estadual reeleito;
- Áureo Ribeiro: deputado federal eleito;
- Allan Borges: ex-subsecretário de Infraestrutura e Obras;
- Marcos Venissius Barbosa: eleito suplente de deputado federal;
- Rodrigo Bacellar: ex-secretário de Governo e deputado federal eleito;
- Bernardo Rossi: ex-prefeito de Petrópolis e ex-deputado estadual;
- Max Lemos: ex-secretário de Infraestrutura e Obras do estado e deputado federal eleito;
- Danielle Ribeiro: secretária de estado de Cultura e Economia Criativa;
- Patrique Atela: secretário de estado de Trabalho e Renda.
A ação foi protocolada na última quarta-feira no Tribunal Regional Eleitoral. As penas para os casos incluem a cassação dos eleitos, inelegibilidade por oito anos e multa.
O que dizem os citados
Em nota oficial, a Coligação Rio Unido e Mais Forte, que elegeu Claúdio Castro e seu vice, Thiago Pampolha, informou que vai apresentar os esclarecimentos necessários à Justiça Eleitoral e comprovar a conduta idônea da chapa eleita no pleito ao estado.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.