CidadeÚLTIMAS

MPRJ traça estratégias para período de chuvas na Região Serrana

Promotores de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, se reuniram na última sexta-feira, 15/09

Em reunião realizada na última sexta-feira, 15/09, os promotores de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis iniciaram a articulação para atuar, de maneira conjunta, quanto à preparação para o período de chuvas do próximo verão. 

No encontro, foi debatida a problemática da região em se preparar para desastres, além de definir a realização de reuniões com as secretarias estaduais de Saúde e Assistência Social, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), entre outras instituições municipais.

A reunião também foi importante para traçar protocolos de atuação nas situações de adversidade e emergência, frutos de episódios como as fortes chuvas, que costumam castigar a região a cada temporada de verão.

“A atuação do Ministério Público nos desastres socioambientais é muito importante para a garantia de direitos da população. E ela se inicia no período que antecede a emergência, por meio de ações destinadas a provocar a preparação por parte do poder público”, esclareceu a promotora de Justiça Claudia Condack, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo.

“A região Serrana é especialmente suscetível a desastres e há a necessidade de um enfrentamento regional integrado e estratégico do problema, notadamente por sua complexidade e interdisciplinaridade”, salientou o promotor José Alexandre Maximino, também com atuação em Nova Friburgo, a partir de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *