18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEGeral

Nova Friburgo, a Suíça Brasileira, amanhece coberta por denso nevoeiro, fenômeno comum no inverno serrano

  • julho 3, 2024
  • 0

A “Suíça Brasileira” amanheceu hoje envolta em um manto branco de neblina, fenômeno que, embora comum durante o inverno, sempre encanta moradores e turistas. A névoa densa cobriu

Share:
Nova Friburgo, a Suíça Brasileira, amanhece coberta por denso nevoeiro, fenômeno comum no inverno serrano

A “Suíça Brasileira” amanheceu hoje envolta em um manto branco de neblina, fenômeno que, embora comum durante o inverno, sempre encanta moradores e turistas. A névoa densa cobriu ruas, praças e montanhas, criando um cenário de beleza singular e convidando à contemplação.

Mas o que causa esse fenômeno? A neblina, ou nevoeiro, é basicamente uma nuvem que se forma próxima ao solo. No caso de Nova Friburgo, a combinação de fatores como a alta umidade do ar, característica do inverno serrano, e o resfriamento noturno, propicia a condensação do vapor de água presente na atmosfera, formando gotículas que se acumulam e reduzem a visibilidade.

O relevo montanhoso da região também contribui para a formação da neblina. O ar frio e úmido tende a se concentrar nos vales e encostas, intensificando o fenômeno. A presença de rios e cachoeiras, abundantes em Nova Friburgo, também aumenta a umidade do ar, favorecendo a formação da névoa.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Apesar da beleza, a neblina pode trazer alguns transtornos, como a redução da visibilidade nas estradas, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Por outro lado, o fenômeno atrai turistas e fotógrafos em busca de paisagens únicas e inspiradoras.

A previsão é de que a neblina se dissipe ao longo da manhã, com a elevação da temperatura e a ação dos ventos. Enquanto isso, moradores e visitantes aproveitam para registrar esse espetáculo da natureza, que transforma a paisagem friburguense em um cenário mágico e misterioso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *