Nova Friburgo intensifica testagem rápida de HIV e sífilis em 2025
abril 10, 2025
0
Campanha estadual promove diagnóstico precoce com testes gratuitos e ações de conscientização em Nova Friburgo
Campanha promove testagem rápida de HIV e sífilis em Nova Friburgo
Testagem rápida HIV começa a ser intensificada em Nova Friburgo no dia 7 de abril. A iniciativa integra a campanha estadual pelo Diagnóstico Precoce do HIV. Em primeiro lugar, a proposta busca ampliar o acesso gratuito ao diagnóstico, à prevenção e ao início do tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.
Publicidade
Publicidade
Unidades ampliam acesso à testagem gratuita e rápida
Para começar, todas as unidades de saúde do município oferecerão testagem rápida para HIV e sífilis. Os atendimentos acontecerão nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e no Centro LGBTQIA+. Além disso, outros pontos estratégicos da cidade também participarão da ação.
Logo depois da coleta, o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Não é necessário jejum nem pedido médico. Basta apresentar um documento com foto e o cartão do SUS. Portanto, o exame é simples, rápido e sigiloso.
Ações educativas promovem informação e acolhimento
Ademais, a campanha conta com rodas de conversa, oficinas e eventos especiais voltados à conscientização. Enquanto isso, profissionais de saúde atuarão como facilitadores dos debates. Por exemplo, os temas abordados envolvem prevenção, estigma e direitos das pessoas que vivem com HIV.
Ainda mais, os encontros também pretendem combater o preconceito com empatia e informação de qualidade. Dessa forma, a campanha vai além do teste, fortalecendo o cuidado integral com os moradores de Nova Friburgo.
Como resultado da detecção precoce, os pacientes podem iniciar o tratamento rapidamente. Assim sendo, os cuidados tornam-se mais eficazes, evitando complicações futuras.
Para concluir, testagem rápida HIV é uma ferramenta essencial no combate às infecções sexualmente transmissíveis. O acesso fácil, seguro e gratuito garante mais saúde e acolhimento para todos.