22°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Cultura DESTAQUE Geral

Nova Friburgo representa o Estado do Rio de Janeiro em festival nacional das APAEs

  • dezembro 9, 2024
  • 0

Cia Teatral Tragicômico, da APAE de Nova Friburgo, representa a cidade e o estado nos dias 9 a 13 de dezembro

Nova Friburgo representa o Estado do Rio de Janeiro em festival nacional das APAEs

Com a conquista do primeiro lugar no Festival Estadual Nossa Arte, realizado em julho deste ano no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo (RJ), a Cia Teatral Tragicômico, da APAE de Nova Friburgo, garantiu o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro no XII Festival Nacional Nossa Arte. O evento acontecerá de 9 a 13 de dezembro, no Centro de Convenções Expo Mag, no Rio de Janeiro, reunindo grupos de todo o país em uma celebração de inclusão social e expressão artística.

Essa é a terceira vitória consecutiva da Cia no Festival Estadual em Artes Cênicas, promovido pela Federação Estadual das APAEs do Rio de Janeiro em parceria com a APAE Nova Friburgo. Sob a direção do professor Leonardo Benvenuti, conhecido como Léo Abelha, o grupo encantou o público com a peça “As Desventuras de Arlequino.” Inspirada no Teatro Popular Italiano renascentista, a montagem explorou os arquétipos da Commedia Dell’Arte e utilizou máscaras criadas pelo próprio grupo, trazendo um roteiro original, ou “canovaccio,” repleto de humor e emoção.

Publicidade

A Cia Teatral já carrega no currículo duas participações em edições nacionais do Festival, alcançando o 2º lugar em Olinda (PE), em 2016, e em Manaus (AM), em 2019, com uma homenagem ao icônico Charles Chaplin. Este ano, a proximidade com o local do evento aumenta a expectativa por mais apoio da comunidade.

“Como este ano a etapa nacional será pertinho de casa (Nova Friburgo), contamos com todos que nos apoiaram até aqui e pedimos que continuem sonhando conosco, pois podemos ir além… é só acreditar!”, convida Léo Abelha, reforçando o apelo para que a população de Nova Friburgo participe e apoie a equipe nesta jornada.

Publicidade

Mais do que troféus, o trabalho da Cia reflete o poder transformador da arte. “A participação no teatro mudou minha vida. Eu nunca imaginei estar no palco, mas aqui somos uma família,” revela Jeffrey Avellar, um dos integrantes do grupo. O impacto também é sentido pelos familiares e pela comunidade, que se orgulham de ver o talento local brilhando em grandes palcos.

A Cia agradece o apoio de instituições locais, como a própria APAE Nova Friburgo e a comunidade friburguense, que têm sido fundamentais para o sucesso do grupo. Novas parcerias são bem-vindas para cobrir os custos de transporte, figurinos e demais necessidades para a etapa nacional.

A apresentação no XII Festival Nacional Nossa Arte será mais um capítulo emocionante na trajetória da Cia Teatral Tragicômico. Fique atento às redes sociais da APAE para acompanhar as novidades e saiba como colaborar. Juntos, podemos ajudar esse grupo a trazer o prêmio máximo para Nova Friburgo!

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru