Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde ontem, 24 de outubro, 16 casos positivos de histoplasmose em Nova Friburgo. Além disso, outros 20 casos suspeitos da doença estão sendo investigados e três pacientes foram internados com a doença.
A Secretaria de Estado de Saúde deu como confirmado os diagnósticos. Houve confirmação também pela Prefeitura através das redes sociais que estes pacientes se contaminaram quando estavam realizando a limpeza do (antigo Orfanato), na Chácara do Paraíso, acredita-se que havia a presença do fungo histoplasma no local, o mesmo segue interditado.
O fungo da Histoplasma capsulatum não é transmitido de uma pessoa para outra a contaminação ocorre através das vias respiratórias e é muito comum em locais como: cavernas, viveiros, pombais, construções antigas e telhados, também é comum ver essa doença em pessoas que trabalham com construção civil, controle de pragas, agricultores, criação de aves, paisagistas e jardinagem, estes devem ficar atentas.
Os sintomas da contaminação do fundo são: dores no peito, febre, calafrio, tosse seca persistente, palidez, fadiga, falta de ar, sudorese noturna e perda de peso. Já a recuperação costuma ocorrer de forma espontânea ou quando necessário, medicamentos antifúngicos são indicados.
Por Victor Borges
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.