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O que é a proporção de tela?

Tenho certeza de que você já se deparou com muitos Aspect Ratio ao longo da sua vida, como espectador apenas deslumbrou sua realização e abriu seu coração para aquilo que os realizadores escolheram. Mas já se perguntou o motivo de alguns filmes ou séries aparecerem na sua televisão ou sala de cinema com faixas pretas em cima e em baixo ou ao lado?

O cinema desenvolveu inúmeras tecnologias ao longo da história em busca de expandir a sua maneira de capturar o mundo e contar melhor as narrativas. Como parte deste aprimoramento, e também no intuito de vencer a concorrência com a televisão, a proporção de tela da imagem (Aspect Ratio) foi utilizado de maneira variada e de acordo com o desejo dos realizadores dos filmes e séries.

Vamos a explicação:

O Aspect Ratio é a proporção da largura e altura da imagem, em que a largura costuma ser o primeiro número e a altura é o segundo número.

A proporção é representada por um número decimal com duas casas (1.33 ou 1.78) ou pela relação entre dois números inteiros (4:3 ou 16:9). Nos casos em que a proporção de imagem é indicada por um número decimal com duas casas, como 1.33 ou 1.78, a proporção foi simplesmente dividida. Exemplo: uma proporção de 4:3 pode ser representada pela divisão de 4 por 3, o que equivale a 1.33. Da mesma forma, o Aspect Ratio de 16:9 pode ser descrito pela divisão de 16 por 9, que dá 1.78.

Confira os diferentes Aspect Ratio dentro da mesma televisão:

O cinema começou com Aspect Ratio 4:3 criado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière em 1895, a empresa Kodak foi a responsável pela criação da película para a primeira câmera de cinema da história, o chamado Cinematógrafo.

“A Chegada de um Trem à Estação” de Auguste Lumière e Louis Lumière, FRANÇA – 1896. Aspect Ratio 4:3

Quando a televisão foi criada em 1926 por John Logie Baird e popularizada na década de 1950, pegou emprestado o sucesso do clássico e histórico formato Aspect Ratio 4:3 do cinema e colocou na TV de tubo. Padrão que perdurou nas nossas casas até 1997 quando a companhia Fujitsu desenvolveu um televisor de plasma 42 polegadas no varejo no Aspect Ratio 16:9 (1.78) . Este é o atual padrão em todas as marcas de televisores ao redor do mundo.

“O Garoto”, de Charles Chaplin. EUA – 1921. Aspect Ratio 4:3

Com o sucesso da televisão nos lares americanos, Hollywood logo percebeu que poderia perder espaço no coração das pessoas e como principal atividade cultural. Muitos não saíam mais de casa para ficar no sofá assistindo televisão, dessa maneira começou a corrida pelo desenvolvimento de novas tecnologias para mostrar que o cinema poderia ser diferente e melhor do que a televisão.

O formato widescreen logo foi inventado em 1953 com o processo desenvolvido pela 20th Century Fox, o chamado CinemaScope. O primeiro filme apresentado nesse formato foi O Manto Sagrado de Henry King, de Henry Koster. Mas o primeiro filme rodado nesse formato foi Como Agarrar um Milionário de Jean Negulesco e com Marilyn Monroe.

As duas exibições foram um sucesso de público e o estúdio percebeu que era o momento de expandir os horizontes das câmeras para captar mais imagens e, consequentemente, melhorar histórias. Exibir ao público algo que a televisão não conseguia. Visto que há uma razão estrutural do uso horizontal na tela cinematográfica, pois se trata da maneira em que o ser humano enxerga. Sendo que, a partir da invenção de um novo tipo de smartphone em 2007 e sua popularização, o uso do formato horizontal passou a ser questionado e a imagem na vertical se popularizou.

Usos criativos e inteligentes do Aspect Ratio da tela de cinema

No filme “Irmão Urso”, de Aaron Blaise e Robert Walker (2003), os primeiros 25 minutos da animação são no Aspect Ratio de 1.85, mudando, posteriormente, para 2.35. Essa mudança acontece após a transformação do personagem principal, Kenai, até então humano, em urso. 

Confira as tecnologias e seus diferentes usos e padrões:

Chegamos ao século XXI e os smartphones criaram um novo padrão, 9:16 (78.1) na vertical. Aquilo que o cinema buscou ao longo da sua história, a expansão da captação do mundo, se vê questionado pelas gerações Z e Alpha. A relação com a imagem é diferente e precisamos refletir se o mundo do audiovisual está sendo reduzido ou estamos sendo guiados pelas novas tecnologias para assistir filmes na vertical.

Vertical Cinema no Kontraste Festival Krems na Áustria, em outubro de 2013

Vertical Cinema da Apple e filmado com iPhone, com direção de Damien Chazelle

9:16 Film Festival, Port Adelaide em 2015

Happy End, de Michael Haneke. FRANÇA – 2017.

Em 2016, ocorreu uma versão [9:16] do Adelaide Film Festival, no sul da Austrália e o Die Erste Vertikale em Bad Gastein, na Áustria. Em 2017 o Slim Festival foi criado em Nova Iorque.

Confira o filme curta-metragem na vertical “The Santa Maria”, de Erik Schmitt. ALEMANHA – 2016. https://vimeo.com/168043073

Estúdio de edição no formato 9:16 vertical.

Resolução X Aspect Ratio

Lembrando que resolução de imagem é diferente de Aspect Ratio. As imagens possuem qualidades diferentes dentro do mesmo Aspect Ratio.Veja as diferenças:

Agora, ao assistir um filme na sua TV ou na sala de cinema e perceber que a imagem não preenche toda tela, saiba que isto tem uma relação direta com o Aspect Ratio escolhido pelos realizadores da obra audiovisual.

Exemplo de filmes que utilizam o Aspect Ratio como elemento pensado para a narrativa:

Mommy, de Xavier Dolan. CANADÁ – 2014

Happy End, de Michael Haneke. FRANÇA – 2017

Unicórnio, de Eduardo Nunes. BRASIL – 2017

O Grande Hotel Budapest, de Wes Anderson. EUA – 2014

O canal do YouTube “In Depth Cine” fez um vídeo bem completo sobre Aspect Ratio, aqui você pode conhecer mais detalhes sobre os diferentes formatos. Está em áudio inglês e legendas em português.

The Sphere

Em 2023, precisamente no dia 23 de setembro, foi inaugurado a “The Sphere”, casa de shows em Las Vegas, cidade no Estado de Nevada – EUA.

Confira imagens de dentro da The Sphere https://www.youtube.com/shorts/McQIKIwSFN8

E questiono a vocês: qual é o Aspect Ratio usado nesta na tela? 

Leo Arturius

Graduado em Pedagogia e Cinema pela PUC-Rio, Leo Arturius assumiu a cadeira de direção em sete filmes, como produtor foram oito e outros sete como continuísta. Desde 2016 oferece cursos de roteiro e documentário na cidade de Nova Friburgo e, em 2017, obtive seu ápice profissional ao ter um filme selecionado no Festival de Cannes. A carreira teve uma guinada em 2019, começou a fazer exposição de fotografia sobre a cidade de Nova Friburgo. Friburguenses e cariocas já tiveram a oportunidade de entrar em contato com seu olhar de estrangeiro sobre a cidade serrana. Em 2023 assumiu a cadeira de professor no Colégio Nossa Senhora das Dores e Senai Nova Friburgo, no ano vigente retorna a atuação regular em produções e direção cinematográficas e ao cargo de produtor de conteúdo na TV Zoom.

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