O Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, registrou a presença de uma onça-parda (Puma concolor) no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo órgão. O registro foi feito no dia 12 de julho, mas só foi anunciado pelo instituto neste domingo, 1º.
O animal é o segundo maior felino do continente americano. A espécie, que naturalmente tem baixa população, está ameaçada de extinção pelo avanço da ação humana em habitat natural.
O animal, que é símbolo do Parque, foi filmado nas partes baixa e alta do Complexo Caledônia, localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro.
A presença da espécie na unidade de conservação evidencia que o ecossistema da região está saudável, uma vez que a onça parda está no topo da cadeia alimentar. A sobrevivência do felino no parque indica também que o ambiente proporciona condições para que isto aconteça.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.