Ônibus da Faol que faz a linha Solares, em Nova Friburgo, tem problema na suspensão e roda sai do lugar
abril 24, 2024
0
Através de nota, a empresa informou que o veículo não perdeu a roda como foi divulgado em mídias sociais, mas teve um problema na suspensão causado por buracos
Share:
Através de nota, a empresa informou que o veículo não perdeu a roda como foi divulgado em mídias sociais, mas teve um problema na suspensão causado por buracos e desníveis na pista
No início da tarde desta quarta, 24, a roda dianteira de um micro-ônibus da Faol da linha do Solares acabou saindo do eixo próximo a uma descida do bairro. Em vídeos enviados a grupos sociais, nota-se que o micro-ônibus estava próximo a uma mureta.
A nossa equipe entrou em contato com a empresa para saber o motivo da ocorrência e fomos informados que :
Entramos em contato com a prefeitura questionando sobre a renovação da frota e como é feita a fiscalização dos ônibus da empresa e por nota fomos informados que :
”A Subsecretaria Municipal de Serviços Concedidos, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, informa que os ônibus devem atender à legislação e às normas vigentes no CTB e as Resoluções do Contran, da ABNT, bem como legislação ambiental do Conama, além das regras do edital do transporte público, que versam sobre a capacidade total de transporte de passageiros a seguir:
– Van: até 16 passageiros (exclusivamente sentados)
– Micro-ônibus até 20 passageiros (exclusivamente sentados)
– Midiônibus: mínimo de 40 passageiros
– Ônibus básico: mínimo de 70 passageiros.
Quanto à idade, os veículos devem atender aos limites de idade média máxima e idade máxima, a seguir:
– Van: média de 4 anos e idade máxima de 8 anos.
– Micro-ônibus: média de 4 anos e idade máxima de 8 anos
– Midiônibus: média de 5 anos e idade máxima de 10 anos
– Ônibus básico: média de 5 anos e idade máxima de 10 anos.
A empresa deverá contar com um total de 138 ônibus, sendo 125 rodando e outros 13 de reserva.
Quanto aos prazos de implantação, a partir da Ordem de Serviço a concessionária terá um prazo de até 60 dias para iniciar a operação com a rede inicial completa. No ato da assinatura, a concessionária deverá dispor de 50% da frota global já atendendo às características e condições descritas acima. Até 180 dias após a assinatura, deverá dispor de 75% da frota e, até 365 dias após a assinatura, deverá dispor de 100% da frota global já atendendo às características e condições descritas acima.
Por fim, a Prefeitura de Nova Friburgo esclarece que promove fiscalizações periódicas na oficina e nos veículos e também recebe relatórios referentes à manutenção dos ônibus que circulam na cidade” .
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.