17°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Blog

Outono 2024 em Nova Friburgo: saiba como será o clima na cidade na estação que começou nesta quarta, 20

  • março 20, 2024
  • 0

Com frente fria intensa no Sudeste, volume de chuva pode chegar a 500 milímetros até o fim de semana no estado que entra em alerta máximo para desastres.

Share:
Outono 2024 em Nova Friburgo: saiba como será o clima na cidade na estação que começou nesta quarta, 20
Com frente fria intensa no Sudeste, volume de chuva pode chegar a 500 milímetros até o fim de semana no estado que entra em alerta máximo para desastres.

O Outono no Hemisfério Sul começou nesta quarta-feira, 20, à 0h06 (horário de Brasília), e termina no dia 21 de junho, às 17h51 (horário de Brasília), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A estação se destaca pelo clima ameno, o que agrada as pessoas que não são adeptas do calor. Além da diminuição da umidade do ar, há quedas de folhas e de temperatura em várias regiões do país já no começo da estação.

Uma  frente fria vai se formar de maneira intensa e organizada a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica e vai avançar pelo Brasil entre a noite desta quarta-feira, 20, e a madrugada de quinta, 21. Há previsão de tempo severo e volumes elevados também para o Sul do Brasil, mas, desta vez, ao que tudo indica, a frente fria vai gerar mais estragos quando chegar ao Sudeste.

Alerta máximo de temporais em todo o Estado do Rio de Janeiro

Com frente fria intensa no Sudeste, o volume de chuva pode beirar os 500 milímetros até o fim de semana no Rio de Janeiro. O estado entra em alerta máximo para desastres.

Todo o Sudeste pode ser impactado pelo avanço desta frente fria até o domingo, 24, mas, dos estados da região, o que mais deve ser atingido pelo alto volume de precipitação é o Rio de Janeiro. Praticamente todo o estado fluminense entra em alerta máximo para possíveis desastres relacionados às chuvas intensas.

O volume de chuva total previsto até a noite de domingo é de quase 500 milímetros – mais que suficiente para gerar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra-, deixando muita gente em risco iminente, sobremaneira quem mora em locais mais vulneráveis como encostas e morros que podem ceder com o solo encharcado.

Além do alto volume de chuva, é preciso alertar também sobre a possibilidade de tempestades com ventos, trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo. Antes da chegada da frente fria ao Rio de Janeiro, os termômetros ainda estarão registrando temperaturas de quase 40°C, um verdadeiro combustível para o tempo severo quando a frente fria chegar. A previsão é que, no Rio de Janeiro, a frente fria ganhe força a partir da sexta-feira, 22.

Condições meteorológicas do Outono em Nova Friburgo 

As temperaturas máximas caem em 5 °C, de 27 °C a 22 °C, raramente caindo abaixo de 18 °C ou ultrapassando 30 °C.

As temperaturas mínimas caem em 6 °C, de 16 °C a 11 °C, raramente caindo abaixo de 7 °C ou ultrapassando 18 °C.

Como aproveitar o Outono em Nova Friburgo:

Com seu clima ameno, o Outono é a estação mais convidativa do ano para caminhadas em meio à natureza. A época é ideal para quem deseja se exercitar, pois o clima e as temperaturas são agradáveis; o momento é perfeito para praticar atividades ao ar livre e queimar calorias. 

Em Nova Friburgo, é possível unir os benefícios que o exercício físico proporciona à mente e ao corpo diante de um belo cenário natural, que faz da cidade destino certo de turistas de várias partes do estado e do país.

Os pontos turísticos não são privilégio apenas para quem vem de fora, mas também de quem, sendo ou não friburguense, escolheu morar aqui e desfrutar de tudo isso diariamente.

Emoldurada pela Mata Atlântica, a cidade oferece passeios que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais. Para mais, é rodeada por belas montanhas e tem dois picos que são os mais altos da Serra do Mar: o Pico do Caledônia, com 2.257 metros, é a segunda montanha mais alta da Serra do Mar e, em primeiro lugar, está o Pico Maior, no Parque Estadual dos Três Picos, com 2.366 metros. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *