MP denuncia padre por homofobia em Nova Friburgo
- setembro 10, 2024
- 0
Durante a celebração religiosa, o sacerdote fez várias declarações homofóbicas
Durante a celebração religiosa, o sacerdote fez várias declarações homofóbicas
Um padre foi denunciado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por promover discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+. O fato ocorreu em abril de 2023, mas a denúncia foi formalizada recentemente, após a conclusão de um inquérito policial.
A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo denunciou o padre Antônio Carlos dos Santos à Justiça, por proferir ofensas contra a orientação sexual de casais homoafetivos durante uma missa.
O discurso aconteceu no dia 30 de abril de 2023, em uma Capela de Nova Friburgo, quando o sacerdote fez declarações homofóbicas, associando a união entre pessoas do mesmo sexo à ação demoníaca e à destruição das famílias.
Segundo o MPRJ, suas falas incitaram preconceito e discriminação contra homossexuais, configurando crime de homofobia. A denúncia foi enviada à 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, onde o caso segue sendo investigado.
Relembre o episódio
O padre foi denunciado à polícia por homofobia após um sermão durante uma missa de 7º dia. O ator Bernardo Dugin relatou, em um vídeo publicado online, que o discurso homofóbico ocorreu durante a homilia, momento da missa destinado à reflexão sobre temas específicos.
“Durante a homilia, o padre disse que ‘o demônio está entrando nas casas de várias formas para destruir as famílias, sendo representado pela união entre pessoas do mesmo sexo, como homem com homem e mulher com mulher’”, relatou Bernardo.
Na ocasião, a Diocese de Nova Friburgo divulgou uma nota pedindo desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas e reafirmou as orientações do Bispo, que enfatizam misericórdia, respeito, diálogo, tolerância e reconciliação.
O padre Antônio Carlos dos Santos também se manifestou, afirmando que suas palavras não tiveram a intenção de ofender ninguém e pediu desculpas pelo ocorrido.
Através de suas redes sociais, ele se manifestou:
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.