Pela primeira vez na história, IBGE divulgará resultado de pesquisa sobre orientação sexual do brasileiro

No dia 25 de maio de 2022 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, pela primeira vez na história, dados sobre a orientação sexual autodeclarada da população. Os dados foram contabilizados em 2019 durante a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

A pesquisa sempre aborda temas relacionados à saúde da população e aos impactos nos serviços de saúde do país. Na última atualização, foram adicionados novos temas, como orientação sexual para as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, compreendendo a sigla LGBT, composta por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Segundo o IBGE, a investigação se faz necessária tanto para a elaboração de políticas públicas voltadas para população LGBT quanto para o monitoramento de potenciais desigualdades de aspectos sociais e de saúde, além da construção do conhecimento científico relacionado ao tema.

Os resultados estavam guardados desde então, e serão divulgados após o Ministério Público questionar na justiça a falta de um questionário sobre o tema no Censo de 2023.


O instituto ainda esclarece que essa pesquisa não cabe no censo demográfico, feito de 10 em 10 anos, pois nesse caso permite que um morador possa responder por ele e pelos demais residentes do domicílio, e por ser considerada uma pergunta de caráter sensível e privado da informação, deve ser respondida apenas pela própria pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.