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Pequenas e médias empresas do varejo online do Estado do Rio faturam R$ 36 milhões no Natal

  • janeiro 4, 2025
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Mais de 530 mil de produtos foram vendidos no e-commerce durante o período

Pequenas e médias empresas do varejo online do Estado do Rio faturam R$ 36 milhões no Natal
 
Pequenas e médias empresas do varejo online do Rio de Janeiro faturaram R$ 36 milhões no Natal de 2024, um crescimento de 41% em comparação ao mesmo período de 2023.
 
No total foram vendidos mais de 530 mil produtos, um montante 34% superior ao mesmo período no ano passado, com um ticket médio de R$ 218,30 por pedido.
 
O levantamento é da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
 
Entre os segmentos que mais faturaram no estado, Moda lidera, totalizando R$ 14 milhões, seguido por Acessórios (R$ 3,8 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 1,5 milhão).
 
–  Esses dados sinalizam o nosso acerto em desburocratizar para atrair novos negócios para o Rio de Janeiro. Modernizamos a nossa legislação, tornando o estado mais barato para investir, atraindo mais empresas, aumentando a competitividade e tornando os produtos comercializados aqui ainda mais atrativos para os consumidores – afirma o governador Cláudio Castro.
 
 
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Modernização para e-commerce
 
No começo de outubro o Governo do Estado publicou o Decreto 49.304, que muda regras para empresas do setor de e-commerce que têm operação de logística no Estado do Rio.
 
Foram feitas alterações na legislação do ICMS para adequá-la às novas atividades, que surgiram com a expansão do comércio eletrônico. 
 
Com as facilidades trazidas pelo decreto para as empresas, a expectativa é que um número maior delas se instale no Rio, resultando em um prazo menor de entrega dos produtos comprados via internet para o consumidor fluminense.
 
A medida também incentiva a emissão das notas fiscais, garantindo os direitos do comprador em casos de troca, por exemplo.
 
A nova norma vale para dois tipos de contribuinte que atuam no estado: o que faz a intermediação entre vendedor e comprador por meio do transporte e armazenamento de mercadorias de terceiros, mas também vende produtos próprios; e aquele que apenas armazena e transporta.
 
– O e-commerce tem sido uma grande porta de entrada para quem deseja ingressar no universo do empreendedorismo. O crescimento das vendas do varejo on-line de empresas fluminenses comprova não apenas a qualidade dos produtos e serviços do estado, mas também a confiança dos consumidores na expansão da economia fluminense – comenta a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
 
Na análise do varejo online, foram consideradas as vendas realizadas entre 1º e 25 de dezembro de 2023 e 2024 pelos lojistas fluminenses da Nuvemshop.
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