Pesquisadores da UFF Nova Friburgo descobrem agrotóxicos que retém gordura nas células animais
abril 4, 2019
1
Uma pesquisa coordenada por dois professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) mostrou que quatro agrotóxicos, usados com frequência nas produções de frutas, grãos, leguminosas e
Share:
Uma pesquisa coordenada por dois professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) mostrou que quatro agrotóxicos, usados com frequência nas produções de frutas, grãos, leguminosas e hortaliças, promovem o acúmulo de gorduras em células animais.
A pesquisa tem o objetivo de identificar agrotóxicos que podem ser responsáveis pela obesidade e diabetes no Brasil, e é comandanda pelos professores Leonardo Mendonça, coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina do ISNF, e Flora Milton, coordenadora do Laboratório Multiusuário de Cultivo de Células e Tecidos animais (LMCT), em parceria com a Universidade de Brasília.
Outros seis agrotoxicos também serão analisados pela equipe, que hoje está estudando os agrotóxicos Ametrina, Abamectina, Carbosulfano e Óxido de Fembutatina em células animais, a próxima fase será analisar o efeito dos agrotóxicos em camundongos.
Para a pesquisadora, Flora Milton, o agrotóxico não é o único causador de obesidade e diabetes, mas pode ser mais um fator a contribuir com a doença.
” Essas doenças são ditas multifatoriais, ou seja, possuem diversas causas. No entanto, a descoberta é um grande passo para entendermos essas enfermidades”.
Ela diz ainda que os estudos precisam avançar para saber quais os efeitos desses agrotóxicos em relação aos humanos.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.
1 Comment
[…] 63 agrotóxicos foram registrados nesta terça-feira, pelo Ministério da Agricultura do Governo Federal. Destes, […]