DESTAQUE Geral Polícia

Polícia Civil prende 448 foragidos no RJ na Operação Espoliador

  • março 14, 2025
  • 0

Operação foi realizada em todo o estado do Rio de Janeiro

Polícia Civil prende 448 foragidos no RJ na Operação Espoliador

Operação Espoliador prende 448 foragidos no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta quinta-feira (13), a Operação Espoliador. Nesse sentido, o objetivo foi cumprir mandados contra foragidos por roubo, latrocínio e receptação. Além disso, a ação aconteceu em todo o estado. Ao mesmo tempo, mais de 700 policiais civis.

Como resultado, os agentes prenderam 448 criminosos. Entre os capturados, está Luiz Carlos Lomba, conhecido como Chocolate. De acordo com a investigação, ele lidera o Terceiro Comando Puro (TCP), facção que atua no Complexo da Maré, zona norte do Rio. Para despistar a polícia, ele fez uma harmonização facial. No entanto, os agentes o localizaram em um hospital de Itaperuna.

Estratégia contra o crime organizado

Além das prisões, a operação também mira o enfraquecimento de toda a cadeia criminosa. Por esse motivo, a polícia atingiu líderes, colaboradores e receptadores. Segundo os investigadores, a estratégia pretende desmantelar as quadrilhas por completo.

Publicidade
Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Dessa forma, o governador Cláudio Castro classificou a operação como estratégica. Conforme destacou, o governo pretende minar as facções que lucram com o medo. Além disso, lembrou que esses grupos não apenas vendem drogas, mas também financiam outros crimes. 

Não daremos trégua ao crime. Seguiremos reforçando o trabalho das forças de segurança, investindo em inteligência e combatendo, com rigor, aqueles que insistem em desafiar a ordem e ameaçar a paz dos cidadãos fluminenses, afirmou o governador.

 

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana
Publicidade

Crimes ligados ao narcotráfico

Atualmente, as facções organizadas cometem boa parte dos roubos no estado. Nesse sentido, elas não apenas comercializam drogas, como também alugam armas e dão suporte logístico para outros crimes.

Esses grupos atuam em diversas frentes. Entre elas: roubam cargas, veículos, pessoas, residências, instituições financeiras e comércios. Como consequência, o dinheiro obtido com essas ações financia disputas territoriais e alimenta a “caixinha” do crime.

Impacto das facções no RJ

Segundo os dados da investigação, uma das principais facções exerce enorme influência no estado. Cerca de 80% dos roubos de veículos e 90% dos roubos de cargas têm ligação direta com o grupo. Além disso, a atuação é especialmente forte na capital e na região metropolitana.

Por fim, a Operação Espoliador representa um avanço no combate ao crime organizado. Com isso, as forças de segurança pretendem atacar o tráfico e os delitos relacionados. Com isso, buscam promover mais segurança e paz no estado.

 

Compartilhe: