A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 5, a Operação Stone, que investiga a extração ilegal de minério na Região Serrana, além de condições de trabalho análogas à escravidão e o uso irregular de explosivos. A ação percorreu as cidades de Macaé, Bom Jardim e o distrito de Amparo, em Nova Friburgo.
Os agentes estão cumprindo seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo, a operação também conta com o apoio da Agência Nacional de Mineração, da Gerência Regional do Trabalho em Nova Friburgo e do Ministério Público do Trabalho. Os alvos das buscas são responsáveis por exercer a atividade de extração mineral sem autorização dos órgãos reguladores e sem a respectiva licença, causando danos ambientais à região e caracterizando crime ambiental e usurpação de bens.
Além disso, ainda está sendo apurada a ocorrência de trabalho análogo à escravidão. De acordo com a denúncia, há trabalhadores em situação precária, sendo mantidos em condições insalubres. O uso de explosivos também é alvo da diligência, através de apuração sobre o possível desvio do material, a posse e o uso ilegal de artefato.
No informe, a PF ainda anunciou que dará continuidade à investigação com o objetivo de apurar e identificar todos os envolvidos.
Matéria em atualização
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.