Na última sexta – feira, 23, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou um novo Decreto, de número 750, a respeito das medidas para a retomada das atividades artísticas musicais no município, revogando o da última segunda, 19, de número 738.
Segundo o antigo Decreto, ficava autorizado o retorno das atividades artísticas de músicos na cidade, porém, deixando proibido o uso de instrumentos de sopro. Além disso, é permitido o trabalho de grupos musicais com, no máximo, três integrantes ou DJ’s. Essas apresentações ficavam permitidas em bares, restaurantes, casas de festas e salões sociais que tenham um espaço próprio para serem realizadas.
Na publicação do dia 19, também ficou decretado a existência de uma barreira de acrílico, com altura mínima de dois metros entre os músicos e os clientes do estabelecimento e a boa ventilação no ambiente, de preferência natural. O uso da pista de dança ficou expressamente proibido.
Todavia, com o novo decreto da última sexta–feira, 23, ficou garantido o retorno de bandas e DJ’s, ainda com no máximo três integrantes, no decorrer das bandeiras laranja ou amarela. Essa nova medida substitui a obrigação da barreira física de acrílico com no mínimo de dois metros entre os músicos e os clientes, por máscaras de barreira.
Outra questão que também passou por alteração com o novo Decreto foi o distanciamento mínimo, que antes era de dois metros, e agora é de um metro e meio.
Dois itens que não foram modificados: a boa ventilação, de preferência natural no ambiente, continuando sendo obrigatória, e a proibição das pistas de dança.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.