Projeto RECICLOTRON, da UFF, cria campanha para reciclagem de celulares

A Universidade Federal Fluminense (UFF), aproveitando a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo, lançou uma campanha para a reciclagem de telefone-celulares, intitulada de “Copa RECICLOTRON” em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O projeto promete inclusão digital e será desenvolvido por todo o município.

A campanha tem como objetivo: engajar a comunidade friburguense e refletir sobre o elevado uso de tecnologia. Outro ponto alto da Copa é promover a inclusão digital da população vulnerável.

Segundo a organização da campanha, qualquer pessoa pode participar desde que haja algum celular e/ou carregadores que não utilize mais ou esteja com defeito. Com isso, pensando nas medidas de distanciamento social, haverá totens espalhados por Nova Friburgo para depósito dos objetos eletrônicos do dia 17 ao dia 23 de outubro. Os produtos serão cadastrados usando um QR code ou através do site, que estará disponível nos totens de coleta. Cada doação vale pontos que se acumulam para uma região, juntando créditos para que se possa trocar por outros produtos ou serviços no Clube Reciclopontos.

Vale ressaltar que equipamentos como tablets, notebooks, computadores e outros também são aceitos para o acúmulo de pontos e podem ser entregues nos containers de coleta. Os produtos que são descartados vão para a reciclagem segura e, posteriormente, reinseridos no mercado.

Ao todo, 5 regiões do município estarão competindo entre si para coletar o maior número possível de equipamentos, são elas: Amparo, Campo do Coelho, Conselheiro Paulino, Lumiar e Olaria. Os pontos de coleta estarão distribuídos por essas regiões. Ainda segundo a UFF, foram selecionadas escolas públicas municipais para representar as regiões que vão competir. As instituição são as seguintes:

  • Amparo: Escola Municipal Tiradentes;
  • Campo do Coelho: Escola Municipal Hermínia da Silva Condack;
  • Conselheiro Paulino: Escola Municipal Décio Monteiro Soares;
  • Lumiar: Escola Municipal Acyr Spitz;
  • Olaria: Colégio Dermeval Barbosa Moreira.

A equipe vencedora, ou seja, que depositar mais aparelhos eletrônicos, irá levar o título para a escola e será beneficiada com doações de computadores e celulares para, assim, promover a inclusão digital e facilitar a vida de alunos que dependem dos meios tecnológicos para as aulas remotas.

Mais informações sobre a “Copa RECICLOTRON” em Nova Friburgo, você pode conferir no site da campanha.

Foto: (Reprodução/Facebook Reciclotron)

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *