Qualificação gratuita em beleza foca na empregabilidade no RJ
abril 4, 2025
0
Nova Iguaçu, Meriti, Campo Grande, Madureira e Irajá recebem cursos profissionalizantes gratuitos com início previsto para 24 de abril
Governo amplia acesso à qualificação profissional gratuita
Qualificação profissional gratuita é o foco da nova iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Senac-RJ. Juntos, estão oferecendo 1.020 vagas em cursos voltados para as áreas de beleza e bem-estar. As aulas começam no dia 24 de abril e serão ministradas nas unidades do Senac localizadas em Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campo Grande, Madureira e Irajá. Em primeiro lugar, a proposta visa ampliar as oportunidades de emprego e promover geração de renda para moradores dessas regiões.
Além de gratuita, a capacitação é de curta duração, prática e voltada para demandas reais do mercado. Portanto, é uma excelente chance para quem busca recolocação profissional ou deseja iniciar um novo caminho na área da estética. Como destacou o governador Cláudio Castro, investir em cursos de qualidade é investir no desenvolvimento social e econômico do estado. Dessa forma, a ação reforça o compromisso do governo com políticas públicas inclusivas e efetivas.
Publicidade
Publicidade
Cursos práticos com foco em empregabilidade
A programação inclui seis cursos: técnica de manicure e pedicure, cortes masculinos com máquina, técnicas básicas de maquiagem, alongamento de cílios, design de sobrancelhas e workshop de tranças. Todos são realizados com acompanhamento de professores especializados, que estarão presentes para orientar, tirar dúvidas e apoiar os alunos ao longo do processo. Além disso, o conteúdo é atual e adaptado às exigências do mercado de trabalho, o que aumenta as chances de inserção imediata após a conclusão.
Ademais, os cursos foram pensados para promover autonomia financeira e gerar impacto direto nas comunidades atendidas. Não apenas isso, mas também valorizam talentos locais e fomentam o empreendedorismo.
Para participar, os candidatos precisam ter mais de 16 anos, morar nas regiões indicadas e ter concluído o Ensino Fundamental. Posteriormente, devem realizar pré-inscrição até 24 de abril no link disponível na bio do Instagram @setrabrj. Como resultado da seleção presencial, os aprovados deverão apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
Por fim, essa qualificação profissional gratuita reforça o compromisso do Estado com a inclusão no mercado de trabalho. Dessa forma, investe no desenvolvimento social e econômico do Rio de Janeiro.