Com a necessidade de segundo turno para as eleições presidenciais, levando a população novamente às urnas no dia 30 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que os eleitores que não compareceram na primeira votação podem exercer o direito de votar no segundo turno.
De acordo com o TSE, as duas etapas do pleito são consideradas eleições independentes uma da outra, e por isso o eleitor pode comparecer sem a necessidade de justificar a ausência anteriormente.
Já para ficar quite com a justiça eleitoral e poder votar nas próximas eleições, a justificativa pode ser feita num prazo de 60 dias. Para isso, o TSE dá alguns caminhos: o primeiro deles é o aplicativo e-título, na aba mais opções é possível acessar o campo de justificativa de ausência e fazer tudo pelo celular.
Outra opção é o sistema “justifica” disponível nos portais oficiais da justiça eleitoral, ou então o preenchimento de um formulário online de requerimento de justificativa.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.