A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, divulgou ontem, 29, um reajuste na bandeira vermelha de geração de energia. Segundo a agência, o aumento médio é de 52% (R$ 9,49) a cada 100 KW/H, e é necessário devido ao baixo nível das usinas hidrelétricas, que obriga a ativação das termelétricas para suprir o consumo.
Em Nova Friburgo, este é o segundo aumento em menos de 10 dias. Na última semana, a Aneel autorizou a revisão tarifária da fornecedora de energia da cidade, com este aumento,
O efeito médio percebido pelo consumidor foi de 4,95%, e começou a valer no último dia 22. Já o reajuste da bandeira vermelha passa a valer a partir de amanhã 1°.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que isenta o consumidor do pagamento de juros sobre o custo da energia elétrica.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.