A Receita Federal simplificou o acesso aos serviços de informações necessários ao cidadão através de um novo aplicativo. Serviços relacionados ao CPF, Imposto de Renda e agendamento para atendimento podem ser acessados pela ferramenta. Além de facilitar o contato com o órgão, outro objetivo visado é fazer com que a pessoa não perca muito tempo precisando ir a qualquer unidade.
“Essa é uma tentativa da Receita Federal de unificar os diversos aplicativos, hoje são vários que a Receita tem no mercado. A ideia é ir juntando os aplicativos em um só facilitando o acesso das informações ao cidadão”, disse o auditor-fiscal gerente do projeto de aplicativos móveis da Receita Federal, José Carlos Fonseca.
Há no aplicativo dois grupos de serviço: os que precisam de senha e os que não necessitam. No grupo que não pede senha é possível consultar CPF e CNPJ. No grupo que exija a senha é preciso entrar com conta gov.br.
“Entrando com a sua conta gov.br, o aplicativo vai identificar quem é a pessoa e vai exibir uma listagem com a situação desse CPF em diversos sistemas da Receita Federal. Vai mostrar como está o CPF, as declarações de imposto de renda, as restituições, se tem algum agendamento próximo, se tem algum processo em andamento. Uma listagem da situação daquele CPF”, explicou José Carlos Fonseca.
Para acessar o aplicativo da Receita Federal, ele pode ser baixado através da App Store ou Google Play. A autenticação será realizada através da conta gov.br.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.